1. (UECE-CEV 2018) A resolução 001/86 do CONAMA, diz que o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental – EIA – e respectivo relatório de impacto ambiental – RIMA. Considerando a importância e principais características desses dois instrumentos, é correto afirmar que

A) o EIA/RIMA deve ser elaborado por um único profissional responsável pelo projeto, que considere o impacto da atividade sobre os diversos meios ambientais: natureza, patrimônio cultural e histórico, o meio ambiente e o meio antrópico.

B) o RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação.

C) obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, como saneamento e irrigação, abertura de canais para navegação, drenagem e irrigação, retificação de cursos d’água e abertura de barras e embocaduras, não necessitam de EIA/RIMA, mas somente do licenciamento ambiental estadual.

D) não são documentos exigidos por lei durante a fase de licenciamento prévio, mesmo para empreendimentos ou atividades que possam vir a causar grandes danos ou impactos ambientais no meio natural.

 

2. (UECE-CEV 2018) O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – é o órgão consultivo e deliberativo com representação de órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil. Dentre suas atribuições e objetivos, encontra-se:

A) exercer o poder de policiamento e monitoramento ambiental em âmbito federal, estadual e municipal, com poderes para autuar civil e criminalmente, quando constatados delitos ambientais presentes na legislação vigente.

B) executar as políticas relativas ao uso sustentável dos recursos naturais renováveis e ao apoio ao extrativismo e às populações tradicionais nas unidades de conservação de uso sustentável instituídas pela União.

C) estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente, com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.

D) executar ações da política nacional de unidades de conservação da natureza, referentes às atribuições federais relativas à proposição, implantação, gestão, proteção, fiscalização e monitoramento das unidades de conservação instituídas pela União.

 

3. (UECE-CEV 2018) Os conceitos de impacto ambiental e poluição são bastante amplos e objetos de profunda reflexão legal e acadêmica. Considerando alguns aspectos desses dois conceitos, é correto afirmar que

A) as ações antrópicas causam impactos ambientais e estes sempre estão associados à presença ou emissão de poluentes.

B) a poluição é uma das causas dos impactos ambientais, mas os impactos podem ser ocasionados por outras ações além do ato de poluir.

C) nem toda poluição causa um impacto ambiental, mas todo impacto ambiental causa poluição.

D) tanto poluição como impacto ambiental possuem somente conotação negativa ou adversa do ponto de vista interpretativo e quantitativo.

 

4. (UECE-CEV 2018) Pesquisar, analisar e comparar, de maneira interdisciplinar, as relações entre preservação e degradação, e elaborar esquemas de investigação, por exemplo, são algumas das habilidades e competências associadas à

A) comunicação.

B) contextualização sociocultural.

C) investigação.

D) representação.

 

5. (UECE-CEV 2018) Considerando a Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA –, que foi criada pela Lei Nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, assinale a opção que NÃO corresponde a um dos princípios determinados pela PNMA.

A) Racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar.

B) Não intervenção do Estado na manutenção do equilíbrio ecológico.

C) Acompanhamento do estado da qualidade ambiental.

D) Ensino da educação ambiental em todos os níveis de ensino.

 

6. (UECE-CEV 2018) O relatório conhecido como “Os limites do Crescimento” é uma importante publicação que trata da utilização indiscriminada dos recursos naturais e chama a atenção para um possível colapso destes recursos, caso medidas de planejamento, proteção e conservação não forem adotadas pela sociedade.

Esse documento está associado

A) à Rio +20.

B) ao Protocolo de Quioto.

C) à Agenda 21.

D) ao Clube de Roma.

 

7. (UECE-CEV 2018) Os corredores de biodiversidade ou corredores ecológicos, foram regulamentados no Brasil no início dos anos 2000, como uma tentativa de mitigar os efeitos das ações antrópicas no meio ambiente.

Acerca desse assunto, analise as seguintes afirmações:

I. Os corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas.

II. Um dos objetivos desse sistema é proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal.

III. A movimentação de animais nesses corredores pode permitir a recolonização de áreas degradadas, conciliando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ambiental na região.

Está correto o que se afirma em

A) I e II apenas.

B) I, II e III.

C) II e III apenas.

D) I e III apenas.

 

8. (UECE-CEV 2018) O órgão ambiental brasileiro responsável pela execução das ações das políticas nacionais de meio ambiente referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente, é o

A) SEAP.

B) SISNAMA.

C) IBAMA.

D) COEMA.

 

9. (Gestão Concurso 2018) Analise as asserções e a relação proposta entre elas.

I. De acordo com o momento no mundo, os usos de produção e de vivência, entre outros fatores, determinam que alguns lugares são mais utilizados que outros.

PORQUE

II. É no lugar que estão presentes os materiais, as paisagens e os recursos que movimentam o mundo.

Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que

A) a primeira é falsa e a segunda, verdadeira.

B) a primeira é verdadeira e a segunda, falsa.

C) as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

D) as duas são verdadeiras e a segunda completa corretamente o sentido da primeira.

 

10. (Gestão Concurso 2018) Complete corretamente as lacunas do texto.

Na definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “o __________________ é o conjunto de vida (vegetal e animal) caracterizada pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”. Em outras palavras, pode ser definido como uma grande área de vida formada por um complexo de ________________ com características homogêneas.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

A) bioma / ecossistema

B) ecossistema / bioma

C) domínio morfoclimático / bioma

D) ecossistema / domínio morfoclimático

 

11. (Gestão Concurso 2018) A erosão é um problema cada vez mais presente no mundo de hoje, em que mudanças climáticas aceleram num ritmo alarmante a perda e o esgotamento do solo. A saúde da camada superficial do solo, tão necessária para o desenvolvimento de plantas naturais ou cultivadas, pode se deteriorar pelo vento, pelo escoamento da água da chuva, pela irrigação excessiva, entre outros fatores.

A esse respeito, analise as asserções e a relação proposta entre elas.

I. Evitar o desmatamento e ter atenção com o lixo são algumas medidas para evitar a erosão,

PORQUE

II. a vegetação natural de um ambiente possui características e substâncias que conservam o solo e o mantêm saudável, enquanto reduzir, reciclar ou reutilizar o lixo geram menor contaminação do solo.

Sobre essas duas asserções é correto afirmar que

A) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

B) as duas são verdadeiras, mas não têm relação entre si.

C) a segunda é verdadeira, mas não tem relação com a primeira.

D) as duas são verdadeiras e a segunda completa corretamente o sentido da primeira.

 

12. (MPE-GO 2018) A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam com uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. (AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado).

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:

A) concentra suas atividades no setor primário;

B) apresenta estoques elevados de alimentos;

C) todas as anteriores;

D) diversifica a matriz de geração de energia eólica;

E) introduz tecnologias à produção agrícola e agricultura.

 

13. (CONSULPLAN 2018) As Unidades de Conservação são áreas públicas ou particulares protegidas por lei. São áreas geralmente destinadas à preservação de espécies da fauna e flora e que, em alguns casos, contribuem para sustentabilidade social e econômica de populações humanas que nelas habitam ou vivem em seu entorno. Dentre as unidades de conservação a seguir, qual delas se enquadra em uma unidade de Proteção Integral?

A) Estação ecológica.

B) Reserva extrativista.

C) Área de proteção integral.

D) Reserva de desenvolvimento sustentável.

 

14. (CONSULPLAN 2018) Analise as afirmações que tratam sobre o efeito estufa.

I. É o processo que só ocorre devido a ações do homem em relação ao uso de combustíveis fósseis e que provoca acúmulo de CO2 na atmosfera, levando ao aumento da temperatura média do planeta. Estudos comprovam que a intensificação do efeito estufa tem afetado a vida de diversos organismos no planeta.

II. O aumento do efeito estufa tem levado a uma aceleração do ciclo hidrológico em nosso planeta e, como resultado desse processo natural, fenômenos climáticos e meteorológicos extremos se tornaram mais frequentes nas últimas décadas.

Baseado no consenso da maior parte da comunidade científica é correto afirmar que:

A) As afirmativas I e II são falsas.

B) As afirmativas I e II são verdadeiras.

C) A afirmativa I é verdadeira e a II, falsa.

D) A afirmativa II é verdadeira e a I, falsa.

 

15. (NUCEPE 2018) A Terra existe há quase 05 bilhões de anos, e vidas na Terra existem há mais de 3,5 bilhões de anos, sendo que o Homem a habita há quase 3 milhões de anos. Há 200 anos é que o Meio Ambiente passou a ser afetado consideravelmente com a ação humana, e há apenas 40 anos é que estes impactos passaram a ser considerados muito graves ao planeta (MACEDO, 2000, p. 55). Sobre a questão ambiental, é INCORRETO afirmar:

A) O Brasil é um dos países que tem avançado na melhoria da qualidade ambiental ao apresentar uma das melhores legislações do mundo e ao mesmo tempo sua aplicabilidade, a exemplo dos avanços no saneamento básico do país.

B) A indústria é uma das principais atividades econômicas que tem impactado negativamente o ambiente, a exemplo da poluição atmosférica.

C) O desenvolvimento sustentável é um conceito em voga e parte do princípio de que todas as gerações têm direito aos recursos ambientais em quantidade e qualidade satisfatória.

D) O crescimento da população e o intenso aumento no consumo são fatores que desafiam a qualidade ambiental, sobretudo, quando associados às disparidades socioeconômicas entre os povos e países.

E) O Brasil avançou na produção de energias renováveis nas últimas décadas com a biomassa, energia eólica e solar, reduzindo a dependência do país em relação ao petróleo e carvão mineral.

 

16. (CESPE / CEBRASPE 2017) Recentemente, o Maranhão entrou em emergência por causa de incêndios. Somente em outubro, foram registrados mais de quatro mil focos. As queimadas sem controle já desabrigaram cem famílias em cinco cidades no leste do Maranhão, em menos de uma semana.

Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).

Uma das consequências dos incêndios no Maranhão é o

A) aumento da área do bioma semiárido nordestino.

B) esvaziamento permanente das populações atingidas.

C) aumento da fertilidade dos solos das áreas de cultivo agrícola do estado, graças ao acréscimo de carbono.

D) decréscimo da biodiversidade local.

E) combate a pragas que assolam as safras e os parques nacionais.

 

17. (CESPE / CEBRASPE 2017) Assinale a opção correta, acerca da Amazônia Legal e da política ambiental brasileira.

A) A área correspondente à Amazônia Legal foi definida como área de proteção ambiental por lei que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

B) A Amazônia Legal é uma área definida politicamente, com base em análises estruturais e conjunturais, com intuito de planejar o desenvolvimento social e econômico da região amazônica.

C) A Amazônia Legal é uma área de conservação biológica de alto nível de proteção, delimitada pelo Estado brasileiro a partir das características da biodiversidade da região.

D) A Amazônia Legal é uma área de zoneamento ambiental estrategicamente definida pelo Estado brasileiro para garantir a conservação das florestas nativas da região.

E) A área correspondente à Amazônia Legal foi definida politicamente por meio da Lei n.º 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.

 

18. (CESPE / CEBRASPE 2017) O desmatamento anual da Amazônia Legal tem sido monitorado anualmente. A preocupação com as taxas de desmatamento das áreas que compõem a Amazônia Legal mobiliza diversos atores que buscam formas de lidar com os conflitos socioeconômicos associados ao fenômeno. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.

A) A maior concentração de áreas desflorestadas ocorre na fração denominada arco do desflorestamento, que compreende parte dos territórios de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão.

B) Na Amazônia Legal, os problemas socioeconômicos determinam as atividades das quais decorrem o desmatamento, sendo as principais delas oriundas dos assentamentos rurais.

C) O desmatamento da Amazônia Legal ocorre de forma homogênea, o que se justifica pelas características da ocupação do solo na região.

D) O avanço descontrolado da exploração de madeira tem sido a principal causa do desflorestamento na região do Pará.

E) A redução das taxas de desmatamento ocorrida entre os anos de 2008 e 2014 deve-se às ações de educação ambiental.

 

19. (CESPE / CEBRASPE 2017) Com cerca de 2 milhões de km², o cerrado abrange áreas de doze estados brasileiros: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Imagens de satélite mostram que 57% da área original do cerrado já estão desmatadas. Se a devastação continuar nesse ritmo, até 2030 o bioma pode desaparecer. A biodiversidade do cerrado também está ameaçada.

Lygia Terra et al. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. 2.ª ed. São Paulo: Moderna, 2010, p. 333 (com adaptações).

O desmatamento mencionado no texto decorre principalmente da

A) agricultura, do reflorestamento e da policultura.

B) pecuária, da policultura e da silvicultura.

C) mineração, da agricultura e da pecuária intensiva.

D) pecuária extensiva, da agricultura e das queimadas.

E) urbanização, do processo industrial e da silvicultura.

 

20. (MPE-GO 2017) A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão o aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:

A) Concentra suas atividades no setor primário.

B) Apresenta estoques elevados de alimentos.

C) Todas as anteriores

D) Diversifica a matriz de geração de energia eólica.

E) Introduz tecnologias à produção agrícola e agricultura.

 

21. (IFB 2017) Em relação aos domínios paisagísticos e macroecológicos, propostos por Ab’ Sáber, julgue as afirmativas abaixo.

I) O Domínio das Terras Baixas Florestadas da Amazônia se caracteriza por apresentar em grande parte de seu território nuvens baixas, fortemente carregadas de umidade ao longo do ano.

II) O Domínio das Depressões Interplanálticas Semiáridas do Nordeste, é caracterizada também como subequatorial e tropical.

III) O Domínio dos “Mares de Morros” Florestados apresenta uma distribuição geográfica marcadamente Azonal, apresentando uma área de aproximadamente 1 milhão e seiscentos mil quilômetros quadrados.

IV) O Domínio dos Planaltos das Araucárias, em sua acepção mais ampla, coincide com o setor do Planalto Meridional brasileiro.

V) O Domínio dos Cerrados é um espaço dotado de solos pobres com condições topográficas e climáticas desfavoráveis.

São VERDADEIRAS as opções:

A) I, II, IV.

B) I, IV.

C) I, III, IV.

D) I, III, IV, V.

E) I, II, V.

 

22. (IFB 2017) Segundo Ab’Sáber (2003), o território brasileiro, devido a sua magnitude espacial, comporta um mostruário bastante completo das principais paisagens e ecologias do mundo tropical. O autor afirma que, até o referido ano de sua obra, foram reconhecidos:

A) sete grandes Domínios paisagísticos e macroecológicos, sendo quatro deles intertropicais e três subtropicais;

B) seis grandes Domínios paisagísticos e macroecológicos, sendo três intertropicais e três subtropicais;

C) cinco grandes Domínios paisagísticos e macroecológicos, sendo quatro intertropicais e um subtropical;

D) seis grandes Domínios paisagísticos e macroecológicos, sendo quatro deles intertropicais e dois subtropicais;

E) sete grandes Domínios paisagísticos e macroecológicos, sendo um deles equatorial, três tropicais e três subtropicais.

 

23. (IFB 2017) A gestão ambiental faz parte de um processo mais amplo de gestão do território. No Brasil, é possível identificar pelo menos três tipos de políticas ambientais. São elas:

A) balizadoras, estruturadoras e regulatórias;

B) indutoras de comportamento, regulamentares e balizadoras;

C) centralizadoras, estruturadoras e regulatórias;

D) regulatórias, estruturadoras e indutoras de comportamento;

E) indutoras de comportamento, centralizadoras e balizadoras.

 

24. (IFB 2017) O El Niño, denominado ENOS (El Niño – Oscilação Sul), é um fenômeno natural que ocorre em intervalos cíclicos de 3 a 5 anos na região tropical do oceano Pacífico e envolve processos de interação entre a atmosfera e a hidrosfera, afetando a atuação do clima e modificando a paisagem de diferentes lugares do planeta. Sobre as condições atmosférico-oceânicas em períodos de El Niño, julgue os itens como (V) VERDADEIROS ou (F) FALSOS:

( ) Os ventos alísios abrandam sua intensidade, diminuindo as chuvas na Austrália e Indonésia.

( ) Com o aquecimento das águas do Pacífico Central, a célula de circulação do ar se desloca para leste.

( ) A termoclina, zona de transição entre as águas quentes e as mais frias, torna-se menos rasa e, sem os ventos alísios, diminui a ressurgência, fenômeno que afeta diretamente a atividade pesqueira.

A sequência CORRETA é:

A) F, V, V

B) F, V, F.

C) V, F, V.

D) V, V, V

E) F, F, F.

 

25. (IFB 2017) Conforme projeções das Nações Unidas, estima-se que até meados deste século a camada de ozônio pode ser completamente recomposta. Desde a década de 1980 os satélites meteorológicos vêm fornecendo imagens que mostram a destruição da camada de ozônio, principalmente sobre a Antártida, o que gerou muita preocupação e despertou a comunidade internacional para buscar soluções. Considerando a projeção atual das Nações Unidas, as estratégias obtiveram êxito.

Entre as ações que contribuíram significativamente para a evidente solução desse problema ambiental, podemos destacar:

A) A redução da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão mineral que, quando utilizado como fonte energética, libera enxofre, metano e clorofluorcarbonetos para a atmosfera, fato que agrava o problema.

B) A ratificação do Protocolo de Montreal, proposto em 1986, um acordo que visava reduzir o uso de clorofluorcarbonetos (CFCs). Todos os artigos que continham esse gás deveriam ter sua produção e utilização interrompidas até 1996, e essa substância deveria ser substituída por outras inofensivas ao ozônio.

C) A obrigatoriedade do uso de filtros nas chaminés das grandes indústrias poluidoras e a adoção de biocombustíveis como aditivos para os combustíveis derivados do petróleo, o que contribuiu para a redução do efeito estufa e a recuperação da camada de ozônio.

D) O avanço das negociações do Protocolo de Kyoto, proposto em 1997 e em vigor desde 2005, que prevê a redução das emissões de gases poluentes para a atmosfera. O objetivo desse acordo é evitar o desenvolvimento de problemas atmosféricos de escala global como o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.

E) A adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável pela maioria dos países industrializados, o que favoreceu a causa ambiental, além de manter o ritmo de crescimento econômico desses países e contribuir para a redução das disparidades sociais entre os grupos humanos.