1. (Avança SP 2023) A ocupação territorial urbana cresce, desenfreadamente, ao longo do território brasileiro. A falta de fiscalização e de políticas reguladoras contribui, diretamente, na carência de planejamento urbano. Esse cenário abarca uma série de problemas que colocam em risco a vida e integridade do cidadão. São consequências do crescimento desordenado, exceto:

A) Enchentes

B) Poluição

C) Sucateamento da saúde pública

D) Favelização

E) Violência Urbana

 

2. (IBFC 2023) A Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito, em novembro de 2022, trouxe debates sobre adaptação climática, como diminuir a emissão de gases do efeito estufa, buscando alternativas de cooperação e financiamento visando conter o aquecimento global (adaptado de G1, 2022). No que se refere aos biocombustíveis, assinale a alternativa incorreta.

A) São produzidos a partir de materiais vegetais que não sofreram processo de fossilização.

B) Podem substituir parcial ou completamente a utilização de combustíveis fósseis.

C) Dois biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol e o biodiesel.

D) O biodiesel pode ser produzido a partir de óleo de sementes e grãos, como os óleos de girassol e soja.

E) São derivados de biomassa não renovável, por isso, não emitem gases do efeito estufa.

 

3. (FEPESE 2022) As últimas duas décadas foram marcadas pelo avanço da fronteira agrícola e áreas de pastagens sobre florestas e campos naturais brasileiros. Somados os desmatamentos florestais e vegetações nativas, o Brasil perdeu 513,1 mil quilômetros quadrados dessas áreas verdes de 2000 a 2020, o equivalente a 6% do território do País. Esses números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Assinale a alternativa correta em relação aos efeitos do desmatamento.

A) Existe uma diminuição de erosão do solo.

B) Provoca a perda da biodiversidade, a degradação do solo e o aterramento de rios e lagos.

C) Não existe relação alguma entre desmatamento e aquecimento global.

D) Contribui para a preservação do meio ambiente.

E) Auxilia na prevenção de doenças e pragas.

 

4. (CESPE / CEBRASPE 2022) Acerca da política ambiental no Brasil, assinale a opção correta.

A) A política de estabelecer áreas ambientalmente protegidas iniciou-se em 1937 com a criação do Parque Nacional do Itatiaia.

B) O Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza (SNUC), criado no ano 2000, é o órgão responsável pela criação das Unidades de Proteção Integral. 

C) A política ambiental federal brasileira começou a ser delineada a partir da Eco-92, sob a pressão de organismos internacionais e multilaterais.

D) A primeira instituição criada para tratar da temática ambiental no nível federal foi o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), vinculado ao Ministério da Agricultura.

E) O Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) foram dois órgãos fiscalizadores criados na década de 1980 no Brasil.

 

5. (Quadrix 2018) Qualquer atividade  que  o  homem  exerça  no  meio  ambiente  provocará  um  impacto  ambiental.  Esse impacto, no entanto, pode ser positivo ou não. Infelizmente, na grande maioria das vezes, os  impactos  são  negativos,  acarretando  degradação e poluição do ambiente.

Internet: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br>.

Tomando o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

A) A extinção de espécies animais, que continua a se intensificar no planeta em razão de ações antrópicas, é um fato que, embora lamentável sob a ótica humanitária, não causa impactos sobre os ecossistemas.

B) Segundo especialistas, uma forma de reduzir a emissão de dióxido  de  carbono  na  atmosfera  é  investir  em  energias limpas, cujas fontes, entretanto, são raras. 

C) As florestas tropicais, além de atuar como reservas de biodiversidade,  também  desempenham  significativo  papel no sequestro de carbono da atmosfera.

D) Em áreas  de  relevo  acidentado  e  excedente  populacional,  como  o  sul  e  o  sudeste  da  Ásia,  a  mecanização  é  uma  técnica  agrícola  que  tem  se  mostrado ideal para evitar a degradação do solo.

E) A contínua melhoria dos padrões de vida da população mundial impacta no consumo e no meio ambiente, o  que  é  compensado  pela  estagnação  do  crescimento  populacional  em  países  pobres,  que  se  verifica  atualmente.

 

6. (OBJETIVA 2022) Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Com ____________, os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e dos lençóis freáticos, bem como das ruas e dos córregos.

A) a degradação

B) a coleta seletiva

C) o lixão

D) o dano ambiental

 

7. (SELECON 2022) Em Mato Grosso e na região Centro-Oeste, o processo de ocupação do território e a implantação de novos sistemas de produção gerou, além dos conflitos fundiários, impactos ambientais como:

A) fertilização dos solos.

B) aumento dos estoques pesqueiros.

C) difusão e proliferação de novas espécies vegetais e animais.

D) intensificação da erosão dos solos e consequente assoreamento dos rios.

 

8. (AMEOSC 2022) Os problemas ambientais são consequência do desenvolvimento da população em atendimento as suas necessidades. Das alternativas abaixo assinale a única que NÃO é problema que causa desordem com ação do homem:

A) Emissão de CO2 pela produção industrial.

B) Despejo de dejetos em rios.

C) Abertura de crateras por abalo sísmico.

D) Extrativismo da mata nativa para construção de imóveis.

 

9. (FGV 2022) “Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissão (RCE) corresponde a uma unidade emitida pela modalidade que prevê a redução de gases de efeito estufa (GEE), chamada de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) resultante do Protocolo de Kyoto. Esses créditos de carbono podem ser comercializados entre países desenvolvidos que possuem a obrigação de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e países em desenvolvimento que não possuem essa obrigatoriedade.

O crédito de carbono como unidade de redução dos gases de efeito estufa equivale a uma tonelada de dióxido de carbono. Portanto, cada tonelada de CO2 não emitida para a atmosfera ou reduzida gera um crédito de carbono. Esse crédito é comercializável no mercado.”

(brasilescola.uol.com.br/geografia/creditos-carbono.htm)

Analise as afirmativas a seguir, a respeito das vantagens e desvantagens dos créditos de carbono, e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Os países desenvolvidos que não atingirem suas metas de redução de gases de efeito estufa podem, por meio da compra de créditos de carbono, reduzir seu débito.

( ) O uso dos créditos de carbono tende a estimular uma significativa redução da emissão de gases de efeito estufa, com bons reflexos no aquecimento global.

( ) Um possível aumento dos níveis de emissão de gases poluentes por parte dos países que compram créditos de carbono pode ocorrer, o que causará supervalorização dos créditos de carbono, o que representará uma vantagem adicional de seu uso.

As afirmativas são, respectivamente,

A) V – V – V.

B) F – V – V.

C) V – V – F.

D) F – F – F.

E) F – V – F.

 

10. (FGV 2022) A Indústria e Comércio de Minério de Ferro e Manganês (ICOMI), empresa de pesquisa, lavra, beneficiamento e comercialização de minério de manganês, que atuou na Serra do Navio, no Amapá, gerou sobre o ambiente biofísico vizinho os impactos indicados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

A) O desmatamento ocasionou perda da biodiversidade.

B) A aplicação de pesticidas químicos renovou a qualidade do ar.

C) O assoreamento de rios alterou o regime de cheias e vazantes.

D) A erosão dos solos diminuiu a capacidade de produção agrícola.

E) O lançamento de esgoto doméstico nos rios comprometeu a qualidade da água.

 

11. (Quadrix 2022) Em relação à questão ambiental, afirma-se que a emissão descontrolada de gases poluentes na atmosfera contribui para as mudanças climáticas porque

A) intensifica o efeito estufa.

B) gera erupções vulcânicas.

C) promove terremotos.

D) impede o desmatamento.

E) delimita as estações do ano.

 

12. (MPE-GO 2022) A paisagem é um dos conceitos básicos da ciência geográfica e suas modificações ocorrem ao longo do tempo. Para o geógrafo Milton Santos, a paisagem é “o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas por volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons (...). A dimensão da paisagem é a dimensão da percepção, o que chega aos sentidos” (Metamorfose do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1996, p.61-62). Já Milton Santos pondera que “A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual” (A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84). Do livro de Paul Claval, extrai-se a concepção de que, portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações (CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 - adaptado).

Considerando essas afirmações, analise as sentenças:

I- A simples observação da paisagem não nos traz explicações sobre as funções das edificações, da organização dos sistemas de produção e de tecnologias empregadas.

II- Apenas os elementos naturais são suficientes para entendermos o espaço geográfico, visível através das paisagens.

III- Ao considerarmos os elementos naturais, as funções dos espaços construídos, as relações e as estruturas econômicas, sociais e políticas, estamos tratando do espaço geográfico e não apenas das paisagens.

IV- As paisagens geográficas envolvem não somente os aspectos naturais, mas também os aspectos visíveis da cultura das sociedades.

A partir das assertivas acima, podemos afirmar que está correto apenas o que se afirma em:

A) I e II

B) II e III

C) I, II e IV

D) I, III e IV

 

13. (FADCT 2022) Leia o texto abaixo:

“Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa”. WWF. As mudanças climáticas. Disponível em:<https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2>. Acesso em 24 de julho de 2022.

Assinale a alternativa abaixo que contenha os principais gases estufa, que em maiores concentrações na atmosfera são responsáveis pelo aquecimento global.

A) Gás carbônico e nitrogênio.

B) Hélio e oxigênio.

C) Gás carbônico e metano.

D) Metano e hidrogênio.

 

14. (FGV 2022) O desenvolvimento econômico impulsionou o poder de compra da população que passou a consumir e a gerar “lixo” em proporções alarmantes, passando os resíduos sólidos a poluir cada vez mais o meio ambiente.

Sobre a destinação dos resíduos sólidos, assinale a afirmativa correta.

A) A sociedade contemporânea, mais preocupada com as futuras gerações, já busca encaminhar parte significativa dos resíduos sólidos gerados para reciclagem e reaproveitamento nos “lixões”.

B) As ações de coleta seletiva na fonte e de reaproveitamento dos resíduos sólidos devem ser incentivadas antes da chegada do material descartável aos “lixões” e aterros sanitários.

C) A destinação dos resíduos gerados fica mais difícil à medida que aumenta o nível socioeconômico da população e se intensificam a coleta e o descarte seletivo dos resíduos produzidos.

D) Os “lixões” representam uma solução para o meio ambiente e para a sociedade, ao inserir no mercado de trabalho a parcela da população que aproveita os resíduos como fonte de renda.

E) Os “lixões”, que recebem mais de 50% dos resíduos gerados diariamente, parecem ser a melhor solução sob o ponto de vista ambiental.

 

15. (FGV 2022) As mudanças climáticas são, hoje, um problema em escala mundial, uma vez que correspondem às consequências do acelerado crescimento da produção industrial, principal responsável pelo nível de poluição que ameaça a sobrevivência do planeta.

Sobre as possíveis causas das mudanças climáticas, analise as afirmativas a seguir.

I. O aumento da concentração dos chamados gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera provoca o aumento da temperatura média do planeta, o que leva às mudanças climáticas.

II. A emissão de clorofluorcarbonos (CFCs) provoca buracos na camada de ozônio, o que leva a mudanças na temperatura planetária, causando o degelo das calotas polares. 

III. As ações antrópicas podem alterar o equilíbrio entre a energia que entra e a que sai da atmosfera, causando mudanças capazes de comprometer a estabilidade dos ecossistemas da Terra.

Está correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) I e II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

 

16. (Prefeitura de Fortaleza – CE 2022) O Diagnóstico Geoambiental encontra-se entre os principais instrumentos utilizados em um estudo ambiental. Assinale a alternativa que define de forma CORRETA a abordagem que deve ser adotada na elaboração de um Diagnóstico Geoambiental.

A) Deverão ser considerados apenas os aspectos relacionados à população, à economia e à fauna de uma determinada região.

B) Deverão ser consideradas apenas as variáveis relacionadas aos aspectos humanos e socioeconômicos da área a ser estudada.

C) Como um instrumento técnico de planejamento e de gestão do território, deverão ser considerados apenas os aspectos jurídicos, demográficos e econômicos da área em estudo.

D) Deverão ser indicadas as principais características dos diversos fatores que compõem o sistema ambiental, de forma a permitir o entendimento das relações mútuas e das interações existentes entre os meios físico, biológico e socioeconômico da área a ser estudada.

 

17. (AMAUC 2022) Aquecimento global: Amazônia tem 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do efeito estufa

Entre os 10 municípios brasileiros que mais emitem gases do efeito estufa, os causadores do aquecimento global, oito estão na Amazônia - cinco deles no estado do Pará. Os dados são referentes ao ano de 2019, estimativa mais recente disponível para o País, e foram divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

Altamira (PA), São Félix do Xingu (PA) e Porto Velho (RO) lideram entre os 5.570 municípios brasileiros. Todas as oito cidades da Amazônia estão no topo da lista pelo mesmo motivo. A região Norte representa 60% de todo o carbono liberado no país.

13/06/2022

Fonte: https://www.osul.com.br

Qual motivo que se refere o texto para que esses locais estejam no topo dos municípios que mais contribuem para o aquecimento global?

Marque a alternativa CORRETA.

A) Agricultura.

B) Pecuária.

C) Queima de combustíveis fósseis.

D) Desmatamento.

E) Grande atividade industrial.

 

18. (COPESE – UFPI 2022) "Criada para orientar políticas sociais e econômicas, assentando de forma propositiva os rumos do desenvolvimento econômico aos limites naturais do planeta, em especial aqueles de ordem ecológica e assim limitando-o, a ideia do desenvolvimento sustentável floresceu no contexto das profícuas discussões que ocorreram nas Conferências das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento" (PALAZZO JUNIOR, José Truda; CARBOGIM, João Bosco Priamo (org.). Conservação da natureza: e eu com isso? Fortaleza: Editora Fundação brasil Cidadão, 2012).

Marque a opção CORRETA que indica a cidade, o país e o ano de realização da Conferência onde mais de uma centena de países assinaram importantes acordos ambientais, a saber: a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; a Agenda 21; os Princípios para a Administração Sustentável das Florestas; a Convenção da Biodiversidade; e a Convenção do Clima.

A) Rio de Janeiro, Brasil, 1992.

B) Estocolmo, Suécia, 1972.

C) Johanesburgo, África do Sul, 2002.

D) Rio de Janeiro, Brasil, 2012.

E) Rio de Janeiro, Brasil, 2002.

 

19. (COPESE – UFPI 2022) "26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, teve início no domingo (31/10/2021). O encontro sobre o clima e o meio ambiente reúne representantes dos 196 países signatários do Acordo de Paris. Entre os assuntos discutidos estão ações de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, emissão de gases que provocam efeito estufa e aquecimento global." (Gov.br, 01 nov. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/meio-ambiente-e-clima/2021/10/brasil-participada-cop26-conferencia-para-discutir-meio-ambiente-e-clima. Acesso em: 18 jan. 2022).

Acerca das discussões da Conferência das Partes (COP26) realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021, assinale a opção INCORRETA.

A) O Pacto do Clima de Glasgow estabeleceu manter a meta de aquecimento global ao máximo de 5° C, com revisão mais frequente do compromisso nacional de redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE).

B) A extinção de 40% das 8.500 usinas movidas a carvão hoje existentes no mundo até 2030 e a não construção de mais nenhuma foram decisões tomadas na COP26.

C) Os países concordaram em eliminar subsídios ineficientes que artificialmente reduzem o preço do carvão, petróleo e do gás natural, a principal fonte de energia utilizada no mundo na atualidade.

D) O Acordo de Paris previu que as nações desenvolvidas destinassem a quantia de US$ 100 bilhões anualmente para financiar a mitigação (a redução) da emissão de GEE nas nações em desenvolvimento.

E) O Pacto de Glasgow foi sensível ao financiamento da adaptação das nações em desenvolvimento, anotando a urgência de financiamento, desenvolvimento de habilidades e transferência de tecnologia.

 

20. (COPESE – UFPI 2022) "O buraco da camada de ozônio é um fenômeno tipicamente Antártico. Atualmente os cientistas já sabem por que o buraco surge logo após o inverno austral. [...]. Os conhecidos perigos advindos do desequilíbrio, causado pelo homem, nos processos naturais de formação e de destruição do ozônio, têm provocado protestos e movimentos de alerta no mundo. A constante poluição atmosférica por substâncias químicas altamente eficazes em destruir o ozônio, como o cloro-flúor-carbono, usado em sprays, o gás fréon, empregado na indústria de refrigeração, e a liberação contínua de fumaça pelas aeronaves, em tráfego na alta atmosfera, têm sido apontadas com as principais causas responsáveis pela redução na quantidade normal de ozônio na atmosfera" (ALMEIDA, Hermes Alves de. Climatologia Aplicada à Geografia. Campina Grande: EDUEPB, 2016, p. 31-32).

Assinale a opção INCORRETA quanto às características do ozônio na atmosfera.

A) O ozônio se forma, quando as moléculas de oxigênio (O2) se rompem devido à radiação ultravioleta e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio. O O3 é uma variedade alotrópica do elemento oxigênio, porque, ao invés de dois átomos, contém três.

B) O ozônio é um constituinte atmosférico com característica peculiar. Sua presença na superfície é bastante reduzida, podendo aumentar nas proximidades de aglomerados industriais ou com a queima de combustíveis fósseis. Nestes casos, o ozônio é considerado um poluente, em virtude do seu poder oxidante, que pode causar grandes danos à vegetação e à saúde humana e animal.

C) O ozônio, embora seja encontrado em quase toda atmosfera, na parte mais alta (troposfera), a concentração é relativamente grande enquanto, na estratosfera, alcança um máximo de 30 km.

D) O ozônio possui propriedades radiativas que o tornam um dos mais importantes gases da atmosfera terrestre. A importância se dá por ele absorver parte da radiação ultravioleta, impedindo assim que esta radiação letal chegue à superfície da Terra, o que provocaria a morte de organismos unicelulares (algas, bactérias, protozoários) e de células superficiais de plantas e animais.

E) Estudos da distribuição de ozônio na atmosfera revelam haver um equilíbrio entre os processos naturais de gênese e distribuição desse gás, porque a sua concentração média vem se mantendo quase constante e no nível conveniente aos seres vivos.

 

21. (COPESE – UFPI 2022) "Desertificação conceitua-se como a degradação das terras em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, através da atuação dos condicionantes climáticos aliados ao uso inadequado das terras. As consequências do referido fenômeno são complexas e comprometem os recursos hídricos, os solos, a cobertura vegetal e a qualidade de vida da população das áreas atingidas" (AGUIAR, R. B.; GOMES, J. R. C. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Castelo do Piauí. – Fortaleza: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2004).

A partir do fragmento acima, assinale a opção que indica CORRETAMENTE o Núcleo de Desertificação localizado no território piauiense.

A) Irauçuba.

B) Seridó.

C) Cabrobó.

D) Cariri Velho.

E) Gilbués.

 

22. (UPENET/IAUPE 2022) Sobre os problemas ambientais mais recorrentes nas cidades e suas consequências, analise as afirmativas abaixo:

I.  Poluição dos lençóis freáticos, deflagrada por uso desenfreado de defensivos agrícolas na bovinocultura.

II.  Deposição inadequada de resíduos sólidos em vertentes e riachos, deflagrada pela inversão térmica e movimentos de massa rotacionais, respectivamente.

III.  Emissão de gases poluentes e chuvas ácidas, deflagrada pela evapotranspiração e pecuária extensiva.

IV.  Contaminação de rios, deflagrada por efluentes domésticos e industriais sem tratamento prévio.

V.  Poluição atmosférica, deflagrada pela emissão de gases poluentes.

Estão INCORRETAS, apenas

A) I e II.

B) I e IV.

C) I, II e III.

D) II, III e IV.

E) III, IV e V.

 

23. (FUNDATEC 2022) Sobre o aquecimento global e os fenômenos climáticos relacionados a este, analise as afirmações abaixo:

1. O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra. Ele consiste na retenção do calor irradiado pela superfície terrestre nas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera − o que possibilita a manutenção do equilíbrio térmico do planeta.

2. O efeito estufa, atualmente, apresenta uma considerável intensificação, causada pelo desequilíbrio da composição da atmosfera. A crescente emissão de certos gases que têm a capacidade de absorver calor, como o metano, os clorofluorcarbonetos e, principalmente, o dióxido de carbono, faz com que a atmosfera retenha mais calor do que deveria em seu estado natural.

3. Segundo o relatório feito, ainda em 2007, pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ocorrerá um aumento entre 1,4º e 5,8º Celsius na temperatura do planeta − valores entre 1990 e 2100. Vale destacar que essa mudança de temperatura muda pouco as características climáticas do planeta − principalmente em áreas mais frias, que não devem ser particularmente afetadas.

4. Um fenômeno climático, que pode ter sido agravado pelas mudanças do clima, é o chamado El Niño, fenômeno climático que ocorre em períodos de aproximadamente dois até sete anos. Ele se manifesta como um resfriamento das águas do Oceano Pacífico nas proximidades do Equador − o que ajuda no aumento da atuação dos ventos alísios no Pacífico, elevando sua velocidade média e levando ainda mais umidade para as áreas do Oceano Pacífico mais próximas da Oceania.

5. Um fenômeno climático típico de grandes aglomerações urbanas, que também influencia no aumento dos índices de poluição nas zonas centrais da mancha urbana, é a ilha de calor. Esse fenômeno, causado pela ação antrópica, resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com áreas vizinhas.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

A) 8.

B) 9.

C) 10.

D) 11.

E) 13.

 

24. (UPENET/IAUPE 2022) “Uma das palavras mais utilizadas atualmente para falar do meio ambiente e dos impactos negativos causados pelo homem é sustentabilidade, termo que possui os mais variados significados. Em Biologia, por exemplo, relaciona-se com a capacidade dos ecossistemas de recuperarem-se das agressões do homem e até mesmo do próprio meio ambiente. A sustentabilidade também pode ser usada em conjunto com a palavra desenvolvimento e, nesse caso, referir-se às maneiras de evitar o esgotamento dos nossos recursos naturais e conseguir atender as necessidades da população atual.”

(https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/sustentabilidade.htm)

Desde o início da colonização, milhares de hectares de cana-de-açúcar foram plantados no litoral do Nordeste, especialmente em uma área que abrange os atuais litorais dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Essa atividade econômica causou a devastação do seguinte bioma:

A) Pampa

B) Pantanal

C) Caatinga

D) Mata Atlântica

E) Cerrado

 

25. (IBADE 2022) A impermeabilização do solo e o descarte inadequado de lixos e dejetos são questões geradas pelo crescimento e urbanização desenfreados da cidade, podendo causar problemas ambientais como:

A) seca.

B) alagamentos.

C) poluição sonora.

D) industrialização.

E) congestionamento de veículos.