1. (AOCP 2018) No que se refere à matriz energética brasileira, assinale a alternativa correta.

A) A matriz energética do Brasil é muito diferente da mundial, pois usamos mais fontes renováveis que no resto do mundo. Nossa matriz energética renovável totaliza 61,1%, mais da metade da nossa matriz energética.

B) Lenha, carvão mineral e derivados de cana são exemplos de fontes renováveis.

C) O gás de xisto ou gás não convencional é um gás natural encontrado no interior de um tipo poroso de rocha magmática intrusiva, denominada xisto, que é responsável por aumentar em 34% a oferta de fontes renováveis.

D) Itaipu é uma Usina Binacional, construída a partir da Ata do Iguaçu. Está localizada no rio Iguaçu, entre Argentina e Brasil, sendo considerada a maior hidrelétrica do mundo em produção anual de energia elétrica.

E) O Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas e renováveis do planeta, e a Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, totalmente brasileira, contribui para esse resultado. Ela possui capacidade instalada de, aproximadamente, 11.000 MW.

 

3. (AOCP 2018) A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível) demonstrou, em boletim da edição de maio de 2018, que a produção do petróleo do pré-sal correspondeu a mais de 50% do total produzido no Brasil. Segundo esses dados, a maior produção de petróleo pré-sal, no Brasil, foi aferida no

A) campo de Roncador, na Bacia de Santos.

B) campo de Lula, na Bacia de Santos.

C) campo de Agulha, na Bacia de Campos.

D) campo de Uruguá, na Bacia do Tucano.

E) campo Marlin Sul, na Bacia do Recôncavo.

 

3. (IBADE 2018) O Porto de Vitória é o quarto maior do Brasil em termos de valores movimentados. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, ligada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em 2013 foram 28,6 bilhões de dólares. O maior movimento de mercadorias no Porto de Vitória é de:

A) produtos agrícolas, produzidos na Bahia.

B) produtos minerais, produzidos em Minas Gerais.

C) bens industrializados, produzidos em São Paulo.

D) bens duráveis, produzidos no Espírito Santo.

E) bens intermediários, produzidos no Rio de Janeiro.

 

4. (FCM 2022) Fundada em 1953, a Petrobras foi modernizada ao longo do tempo. O trecho a seguir consta no site da companhia.

“Buscamos aumentar nossas reservas e desenvolver a produção para garantir o atendimento à crescente demanda de energia. Com a tecnologia e a persistência de nossos empregados, atravessamos desafios que um dia pareciam impossíveis, como as águas profundas da Bacia de Campos, nos anos 1970. Hoje a produção do pré-sal em águas ultra profundas já é uma realidade consolidada.”

PETROBRAS. Disponível em:<https://petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/>. Acesso em: 04 fev. 2022.

Apesar de todas as mudanças e atualizações, a empresa ainda conserva como atividades centrais a exploração e a produção de

A) etanol e óleo de soja.

B) energia e força eólica.

C) petróleo e gás natural.

D) sódio e minério de ferro.

E) alumínio e carvão vegetal.

 

5. (ADM&TEC 2022) Analise as afirmativas a seguir:

I. Existem alguns problemas no que diz respeito aos possíveis impactos ambientais e sociais, caso haja acidentes em uma usina de energia nuclear, ou com a má destinação do material radioativo já usado, que é extremamente tóxico e perigoso.

II. O desenvolvimento de tecnologias de fontes de energia solar acessíveis e limpas traz enormes benefícios a longo prazo, pois ela pode aumentar a segurança energética dos países através da dependência de um recurso endógeno, inesgotável e, principalmente, independente de importação.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

 

 

6. (FAUEL 2021) A energia eólica é considerada uma fonte renovável e limpa. Marque a alternativa que indica a origem desse tipo de energia.

A) Oceanos.

B) Rios.

C) Sol.

D) Vento.

 

7. (Avança SP 2022) Nos últimos meses o Brasil viu o preço da gasolina subir constantemente. Em quase todo território nacional, o litro do combustível pode ser encontrado acima de R$ 7, assustando muitos motoristas.

(Fonte: autopapo.uol.com.br, 2021)

São fatores que influenciaram no aumento do preço da gasolina em 2021, EXCETO:

A) elevação dos preços de biocombustíveis.

B) aumento do consumo e da demanda pelo petróleo.

C) alteração das alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

D) restrição de oferta, devido à pouca quantidade disponível de petróleo.

E) desvalorização cambial.

 

8. (CONSESP 2018) Os biocombustíveis possuem origem biológica ou natural, sendo então, uma fonte renovável de energia. São originados de produtos vegetais, como a mamona, a cana-de-açúcar, o dendê, entre outros. Seu uso é amplamente defendido, pois

A) trata-se de uma energia mais limpa e que, por isso, acarreta menos danos para o meio ambiente.

B) tem um alto poder energético, além de um custo muito reduzido e de não poluir a atmosfera.

C) trata-se de uma energia desvantajosa uma vez que possui maior índice de poluição por sua queima e processamento.

D) muitas áreas naturais que seriam devastadas para o cultivo de culturas alimentícias são preservadas com a produção das matérias-primas energéticas.

 

9. (CONSESP 2018) "As hidrelétricas no Brasil correspondem a 90% da energia elétrica produzida no país. Com vantagens de ser um recurso renovável, além do seu custo ser inferior ao de outras usinas." Nesse sentido, a bacia hidrográfica, da qual provém a maior quantidade de energia elétrica produzida é a do rio

A) Tapajós

B) Amazonas.

C) Paraná.

D) Rio Negro

 

10. (AMEOSC 2021) "Em meio a uma crise energética que não tem previsão de chegar ao fim, o Brasil se vê ameaçado de ter que parar as atividades de sua primeira usina nuclear. Inaugurada em 1985, Angra 1 foi concebida com vida útil de 40 anos."

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business

A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de qual substância?

A) Do urânio enriquecido.

B) Do hidrogênio líquido.

C) Do dióxido de carbono.

D) Do oxigênio.

 

11. (FGV 2021) A atual crise hídrica brasileira é considerada a pior em 90 anos. Diante da redução do nível dos reservatórios, órgãos técnicos do governo alertam sobre a possibilidade de faltar energia no Brasil entre outubro e novembro de 2021. A crise hidrelétrica gera um risco maior para a economia do país do que o avanço da variante delta do coronavírus. Adaptado de https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/08

A respeito de como a crise elétrica pode ameaçar a retomada da economia brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. O encarecimento da energia elétrica por causa da crise hídrica e a adoção de bandeiras tarifárias afeta a população e alimenta um cenário deflacionário e recessivo.

II. O setor produtivo repassa o aumento dos custos de produção para os consumidores e, consequentemente, bens e serviços ficam mais caros, impulsionando a inflação.

III. A possibilidade de racionamento ou de apagão ameaça a capacidade produtiva, sobretudo nos últimos meses de 2021, quando a atividade econômica tenderia a crescer com o avanço da vacinação no país.

Está correto o que se afirma em

A) I, somente.

B) II, somente.

C) I e II, somente.

D) II e III, somente.

E) I, II e III.

 

12. (FUNDATEC 2021) No dia 22 de janeiro de 2021, o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN), o primeiro acordo multilateral de desarmamento nuclear em mais de duas décadas, entrou em vigor. No mundo, nove países possuem armas nucleares. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o país que NÃO é considerado uma potência nuclear.

A) Coréia do Norte.

B) Estados Unidos.

C) Israel.

D) Nova Zelândia.

E) Rússia.

 

13. (Instituto UniFil 2021) Em novembro de 2020 uma explosão seguida de incêndio atingiu um transformador de uma subestação de uma capital Brasileira e ocasionou diversos problemas relacionados à falta de energia elétrica. A maioria das cidades do estado tiveram o fornecimento de energia interrompido e milhares de pessoas sofreram por mais de vinte dias com a falta de energia e seus reflexos. Qual estado é narrado no texto?

A) Roraima.

B) Acre.

C) Tocantins.

D) Amazonas.

E) Amapá.

 

14. (IDECAN 2021) Em relação à matriz elétrica brasileira, a energia eólica, em dados de fevereiro de 2021, alcançou o percentual de, aproximadamente,

A) 10%.

B) 20%.

C) 5%.

D) 25%.

E) 3%.

 

15. (IBGP 2021) As principais matrizes energéticas brasileiras são as hidrelétricas, que produzem mais de 70% da energia elétrica consumida no país. No entanto, nos últimos anos tem havido um incentivo para diversificação dessas matrizes energéticas.

No Nordeste, por exemplo, cresce consideravelmente a exploração da energia:

A) Nuclear.

B) Eólica.

C) Solar.

D) Biomassa.

 

16. (Instituto Consulplan 2020) O lixo atômico, gerado principalmente pelas usinas nucleares, se constitui em um enorme risco para as gerações atuais e futuras. São consideradas áreas com grande produção de lixo atômico no Brasil, EXCETO:

A) Gramacho, em Duque de Caxias, por receber rejeitos das usinas de Angra I.

B) Na zona rural de Caldas (MG), a antiga mina se tornou um lago de águas ácidas.

C) Na zona rural de Caldas (MG) há depósitos de materiais radioativos como urânio e tório.

D) A cidade de Abadia de Goiás (GO) abriga mais de seis mil toneladas de dejetos contaminados com o césio 137.

 

17. (Instituto Consulplan 2020) O petróleo é a fonte de energia mais utilizada no mundo. As maiores reservas e a maior produção mundial de petróleo, assim como o carvão mineral, estão localizadas no hemisfério Norte. Das regiões produtoras relacionadas, qual apresenta a maior produção de petróleo?

A) Países Baixos.

B) Oriente Médio.

C) América do Sul.

D) América do Norte.

 

18. (Instituto Consulplan 2020) A possibilidade da cobrança de taxas sobre a energia da chamada Geração Distribuída (GD) tem gerado controvérsia. A Aneel Agência Nacional de Energia Elétrica), porém, afirma que tem motivos técnicos para propor a cobrança de taxas sobre a GD. A modalidade está explícita através de uma resolução da própria Aneel, publicada em 2012.

(Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/energiasolar-aneel-taxa.)

Em termos técnicos, o que está em jogo é algo chamado Geração Distribuída, ou seja:

A) Aquele tipo de energia, renovável ou não, destinada à distribuição equitativa em comunidades mais próximas às fontes específicas de produção, sejam elas públicas ou privadas.

B) Energia exclusivamente rural, produzida por geradores de pequeno porte, na maioria das vezes em propriedades subsidiadas pelo próprio governo através de programas de cunho social.

C) Aquele quantitativo de energia excedente, que não chegou a ser consumida e que, portanto, é destinada principalmente à parcela desprivilegiada da população, sem acesso a outras fontes energéticas.

D) Um tipo de fonte de energia elétrica conectada diretamente à rede de distribuição, o que pode ocorrer com diversas fontes de energia sustentáveis como a energia solar, eólica e até proveniente de usinas hidroelétricas.

 

19.(FGV 2022) A Hidrelétrica de Balbina foi construída no rio Uatumã, no estado do Amazonas, para fornecer energia para a cidade de Manaus, e foi inaugurada no final da década de 1980.

Sobre a produção energética e os impactos ambientais associados à Hidrelétrica Balbina, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A capacidade instalada de geração de energia de Balbina é a maior entre as hidrelétricas da região amazônica.

( ) O enchimento do reservatório afogou florestas e formou uma paisagem fragmentada de ilhas isoladas.

( ) O aumento na acidez da água da represa, causado pela decomposição da vegetação, pode causar a corrosão das turbinas.

As afirmativas são, respectivamente,

A) F – V – F.

B) F – V – V.

C) V – F – F.

D) V – V – F.

E) F – F – V.

 

20. (Instituto UniFil 2021) Em novembro de 2020 uma explosão seguida de incêndio atingiu um transformador de uma subestação de uma capital Brasileira e ocasionou diversos problemas relacionados à falta de energia elétrica. A maioria das cidades do estado tiveram o fornecimento de energia interrompido e milhares de pessoas sofreram por mais de vinte dias com a falta de energia e seus reflexos. Qual estado é narrado no texto?

A) Roraima.

B) Acre.

C) Tocantins.

D) Amazonas.

E) Amapá.

 

21. (Instituto Consulplan 2020) Morre o engenheiro e físico Antônio Ricardo Droher Rodrigues, que é considerado um dos pais do SIRIUS, em Campinas (SP). Diagnosticado com câncer de pulmão, em meados de 2019, lutou contra a doença sem deixar de trabalhar, tendo acompanhado os primeiros testes com luz síncrotron de 4ª geração em dezembro de 2019.

(Disponível em: https://correio.rac.com.br/_conteudo/2020/01/ campinas_e_rmc/892836-pai-do-sirius-morre-aos-68-anos.html.)

O Projeto Sirius é a mais nova fonte de luz síncrotron a ser desenvolvida em território brasileiro. As fontes de luz síncrotron são máquinas extremamente sofisticadas que produzem energia, principalmente relacionadas a:

A) Hidroelétricas.

B) Energia elétrica de baixo alcance.

C) Sistema de iluminação fotovoltaica.

D) Raios infravermelho, ultravioleta e os raios X.

 

22. (Instituto Consulplan 2020) produção de açúcar do centro-sul do Brasil na segunda quinzena de outubro somou 1,51 milhão de toneladas, alta de 57,8% ante o mesmo período do ano passado, ainda que o setor esteja destinando grande parte de sua produção de cana para atender às vendas de:

A) Etanol.

B) Gasolina.

C) Querosene.

D) Óleo diesel.

 

23. (Instituto Consulplan 2020) No mundo inteiro, o setor energético é considerado estratégico. Quase sempre é controlado pelo Estado, através da política de planejamento da produção, concessão e exploração a grupos privados ou intervenção direta na produção através da atuação de empresas estatais. Assinale, a seguir, a fonte de energia limpa mais usada no país para a geração de energia.

A) Marés.

B) Carvão.

C) Petróleo.

D) Água (hidrelétricas).

 

24. (INEP 2021) Preços justos e autorizações de uso da água devem garantir de forma adequada que a retirada de água, bem como o retorno de efluentes, mantenham operações eficientes e ambientalmente sustentáveis, de maneira que sejam adaptáveis às peculiaridades e necessidades da indústria e da irrigação em larga escala, bem como às atividades da agricultura em pequena escala e de subsistência.

UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos. Água para um mundo sustentável. Unesco, 2015.

Considerando o debate sobre segurança hídrica, a proposta apresentada no texto está pautada no(a)

A) distribuição equitativa do abastecimento.

B) monitoramento do fornecimento urbano.

C) racionamento da capacidade fluvial

D) revitalização gradativa de solos.

E) geração de produtos recicláveis.

 

25. (IPEFAE 2021) A Usina Hidrelétrica de Itaipu, construída entre 1975 e 1982 foi uma das grandes obras de engenharia do seu tempo. Assinale dentre as alternativas abaixo a que apresenta informação incorreta sobre ela:

A) Ela fica situada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Uruguai.

B) Quando foi concluída era a maior barragem do mundo, título que manteve por 21 anos até a construção da Hidrelétrica das Três Gargantas, na China em 2003.

C) Sua altura é de 196 m. e possui 20 unidades geradoras.

D) Na época em que foi construída pelo Brasil e Paraguai, ambos os países eram governados por ditaduras militares.