1. (IMA 2018) Sobre o processo de urbanização no Brasil e no mundo podemos concluir que, EXCETO em:

A) A urbanização no Brasil multiplicou o número de subempregos e de pequenos negócios descapitalizados. Gerou um setor secundário e terciário hipertrofiado com atividades com muitos trabalhadores não especializados.

B) É comum confundir urbanização com crescimento urbano, na realidade dois processos interligados, mais distintos. Este último pode acontecer sem que haja urbanização

C) É uma das consequências da industrialização, pôr isto a maioria dos países desenvolvidos estão em fase terminal do processo de urbanização.

D) No Brasil, é errado falar de urbanização na época colonial, quando a economia foi dominada pelas atividades primárias de exportação.

 

2. (FADESP 2017) A urbanização é um aspecto espacial ou territorial resultante de modificações sociais e econômicas. Essas alterações têm como elemento responsável a Revolução Industrial, que causou profundas alterações entre o campo e a cidade. Sobre as características do processo de urbanização, é correto afirmar que

A) o desenvolvimento do capitalismo provocou a divisão de trabalho entre cidade e campo e contribuiu para o aumento do excedente agrícola e do comércio, aumentando, assim, a dependência da cidade em relação ao campo.

B) a mecanização do meio rural e as migrações do campo para as cidades provocaram uma urbanização, inicialmente em países líderes da industrialização clássica.

C) as grandes alterações ocorridas no campo, em razão do processo de urbanização, a exemplo da mecanização, contribuem para novos métodos de cultivo e maior absorção de mão de obra no meio rural.

D) países com territórios imensos, como Austrália, Canadá e o Brasil, têm uma parcela relativamente alta de sua população vivendo no meio rural, apesar do intenso processo de urbanização na atualidade.

 

3. (AOCP 2019) O processo de urbanização brasileiro ficou evidente no século XX, devido a uma série de transformações sociais e econômicas. Até 1950, o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas. O crescimento da urbanização no país, conforme apresentado, ocorreu em razão dos seguintes fatores, EXCETO

A) das transformações estruturais promovidas pela Revolução Verde.

B) da concentração fundiária.

C) do processo de gentrificação.

D) do desenvolvimento industrial.

 

4. (VUNESP 2018) Analisando as consequências da urbanização nos países subdesenvolvidos no final do século XX, sob a influência da globalização econômica, Cavalcanti (2008) entende que o crescimento descontrolado e desregrado da população urbana, acompanhado do aumento da violência e da degradação ambiental são aspectos da

A) explosão demográfica.

B) megalopolização.

C) suburbanização.

D) desconcentração urbana.

E) conurbação.

 

5. (IBADE 2019) Cada Setor Censitário recebe uma classificação de acordo com suas características geográficas. Deste modo, estabeleça a correta correspondência da coluna I com a coluna II.

Coluna I

1. Área urbana de alta densidade de edificações

2. Área urbana de baixa densidade de edificações

3. Núcleo Urbano

4. Aglomerado rural

5. Área rural (exclusive aglomerado)

Coluna II

( ) Área urbana com baixa densidade de edificações, processos de expansão urbana, áreas verdes desabitadas, entre outras

(  ) Área de uso rural caracterizada pela dispersão de domicílios e pela presença usual de estabelecimentos agropecuários.

( ) Aglomerações urbanas separadas das cidades e vilas em menos de 1km ou que, superando essa distância, apresentem características urbanas (loteamento, conjuntos habitacionais e condomínios).

(  ) Área urbana com alta densidade de edificações.

( ) Caracterizam-se pelo caráter aglomerado de domicílios, normalmente distantes entre si não mais que 50 m, e separados da franja das cidades e vilas em mais de 1 km, com a exceção aplicada aos núcleos urbanos.

A) 3, 4, 2, 1, 5

B) 5, 2, 3, 1, 4

C) 2, 5, 4, 1, 3

D) 2, 3, 5, 4, 1

E) 2, 5, 3, 1, 4

 

6. (FUNDATEC 2019) A noção de cidade global não envolve número de habitantes, mas leva em consideração a economia, os serviços, a rede financeira, as telecomunicações, as empresas e os conhecimentos que, além de ligar essas cidades à economia mundial, tornam-se dependentes dessa economia. Já o conceito de megacidade está relacionado ao número de habitantes, acima de 10 milhões. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta exemplos de cidades que são, ao mesmo tempo, cidades globais e megacidades.

A) Lagos e Rio de Janeiro.

B) Zurique e Madri.

C) Lisboa e Dacca.

D) São Paulo e Tóquio.

E) Nova Iorque e Amsterdã.

 

7. (INSTITUTO AOCP 2019) Embora não seja consensual, as cidades brasileiras vêm apresentando novas composições e formas em seus espaços geográficos. Dentre essas novas tendências do desenvolvimento urbano brasileiro, está

A) o processo denominado desmetropolização e, ainda, o crescimento das cidades médias.

B) a urbanização acelerada na região Nordeste, figurando como a região de maior percentual de habitantes em áreas urbanas.

C) a procura pela população de alta renda por loteamentos abertos em áreas centrais da cidade.

D) a redução no custo de vida e do preço dos solos nas metrópoles e o aumento da população.

 

8. (INSTITUTO AOCP 2019) O processo de urbanização brasileiro ficou evidente no século XX, devido a uma série de transformações sociais e econômicas. Até 1950, o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas. O crescimento da urbanização no país, conforme apresentado, ocorreu em razão dos seguintes fatores, EXCETO

A) das transformações estruturais promovidas pela Revolução Verde.

B) da concentração fundiária.

C) do processo de gentrificação.

D) do desenvolvimento industrial.

 

9. (VUNESP 2019) São constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes e são instituídas por lei complementar estadual, de acordo com a determinação do artigo 25, parágrafo 3º da Constituição Federal de 1988, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. Na listagem disponibilizada pelo IBGE, constam também categorias associadas a esses recortes: colares metropolitanos, arcos metropolitanos, áreas de expansão metropolitana, subdivisões metropolitanas, dentre outras.

(IBGE, 2019)

O texto refere-se às

A) Aglomerações Urbanas e Área de Atração Urbana.

B) Regiões Integradas de Desenvolvimento e Conurbação Metropolitana.

C) Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas.

D) Regiões Integradas de Desenvolvimento e Aglomerações Urbanas.

E) Conurbação Metropolitana e Aglomerações Urbanas.

 

10. (IDECAN 2017) O plano diretor municipal foi criado como instrumento de política de desenvolvimento e expansão urbana. O plano diretor, legalmente, deve ser implantado em cidades com um quantitativo mínimo de:

A) 20.000 hab.

B) 30.000 hab.

C) 50.000 hab.

D) 100.000 hab.

 

11. (IBFC 2019) “Um fato marcante da urbanização brasileira nos últimos anos é o contínuo crescimento das regiões metropolitanas. Com exceção de São Paulo, todas as demais regiões cresceram mais do que seus respectivos estados” (SCARLATO, 2011). Assinale a alternativa correta quanto a uma consequência do processo de crescimento das regiões metropolitanas no Brasil:

A) A expansão vertical das cidades em direção às áreas periféricas e de risco

B) A redução da poluição sonora, do ar e visual e melhor distribuição de empregos formais

C) A deterioração de muitas áreas do centro antigo e fuga da população de maior renda para condomínios fechados.

D) A desvalorização do solo urbano e a maior acessibilidade de moradias à população de baixa renda

 

12. (IBFC 2017) É possível identificar vários municípios brasileiros cuja intensificação da urbanização se deve diretamente à consecução e à expansão do agronegócio globalizado (ELIAS, 2007). Sobre a relação entre agricultura e urbanização, analise as afirmativas abaixo:

I. Nessas cidades, realiza-se parte da materialização das condições gerais de reprodução do capital do agronegócio globalizado, quando elas passam a exercer novas funções e a compor importantes nós das redes agroindustriais.

II. As demandas das produções agrícolas e agroindustriais intensivas têm o poder de adaptar as cidades próximas as suas principais exigências, em virtude de fornecerem a grande maioria dos aportes técnicos, financeiros, jurídicos, de mão de obra e de todos os demais produtos e serviços necessários para a sua realização.

Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que:

A) A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa

B) A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira

C) As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si

D) As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira

E) As duas são verdadeiras, e a segunda é uma afirmativa incorreta da primeira

 

13. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2019) Diretor de “Araguaia” quer novela “densa” para alavancar ibope – O diretor Marcos Schechtman é um entusiasta do seu trabalho. Graduado em ciências sociais e filosofia pela UFRJ, Schechtman é um intelectual. Estreou na TV fazendo uma adaptação da “Comédia Humana”, de Balzac. Para caracterizar o ambiente de “Araguaia”, vale-se do conceito “rurbano”. “O interior projetado na nossa literatura não é o que existe na prática. Encontrei na região fazendeiros que passavam o fim de semana em Nova York”, diz.

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ ilustrada/2010/09/804411-diretor-de-araguaia-quer-novela densa-para-alavancar-ibope.shtml>. Acesso em: 12 jul. 2019 (Adaptação).

A respeito do conceito de “rurbano”, considere as afirmativas a seguir.

I. O termo indica um tipo de sociedade intermediária que concilia os aspectos contraditórios de uma vida rural e urbana; assim, remete à ideia de um atravessamento do rural pelo urbano, e vice-versa.

II. O termo foi originalmente cunhado pelo geógrafo Gilberto Freyre, que o usou pela primeira vez em meados da década de 1940, quando a população brasileira deixou de ser majoritariamente rural para ser majoritariamente urbana.

III. Um retrato das áreas “rurbanas” pode ser observado no trânsito, onde se encontram bicicletas, carroceiros e cavalos transitando e disputando lugar com automóveis nas vias mais urbanizadas das cidades.

IV. Um reflexo da rurbanização está na geração de emprego e renda no meio rural, impulsionada por demandas não agrícolas das populações urbanas, como é o caso das demandas geradas por residência no campo e de serviços ligados ao lazer (turismo rural e preservação ambiental, por exemplo).

Estão corretas as afirmativas

A) I, II, III e IV.

B) I, III e IV, apenas.

C) I e IV, apenas.

D) II e III, apenas.

 

14. (AOCP 2018) O REGIC (Regiões de Influência das Cidades) é uma publicação do IBGE (Instituto Nacional de Geografia Estatística) que tem como objetivo estudar a hierarquia da rede urbana brasileira, com base no fluxo de informações, bens e serviços. De acordo com essa publicação, é correto afirmar que

A) o Brasil possui 27 metrópoles, compostas pelos principais centros urbanos. A principal característica é a extensão territorial e de sua influência direta.

B) há 5 metrópoles nacionais, entre elas: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

C) o subnível Capital regional C é constituído por 299 cidades, com medianas de 955 mil habitantes e 487 relacionamentos.

D) Centro sublocal – nível formado por 1.556 cidades de menor porte – tem atuação restrita à sua área imediata.

E) São Paulo classifica-se como grande metrópole nacional, o maior conjunto urbano do País, alocado no primeiro nível da gestão territorial.

 

15. (AOCP 2018) “Imagine um bairro histórico em decadência, ou que, apesar de estar bem localizado, é reduto de populações de baixa renda, portanto, desvalorizado. Lugares que não oferecem nada muito atrativo para fazer… Enfim, lugares que você não recomendaria o passeio a um amigo. Imagine, porém, que, de um tempo para cá, a estrutura desse bairro melhorou muito: aumentou a segurança pública e agora há parques, iluminação, ciclovias, novas linhas de transporte, ruas reformadas, variedade de comércio, restaurantes, bares, feiras de rua… Uma verdadeira revolução que traria muitos benefícios para os moradores da região, exceto pelo fato de que eles não podem mais morar ali. É que, depois de todas essas melhorias, o valor do aluguel dobrou, a conta de luz triplicou e as idas semanais ao mercadinho da esquina ficaram cada vez mais caras, ou seja, junto com toda a melhora, o custo de vida subiu tanto que não cabe mais no orçamento desses moradores. E o mais cruel de tudo é perceber que, enquanto o antigo morador procura um novo bairro, pessoas de maior poder aquisitivo estão indo morar no seu lugar”. O processo de transformação urbana evidenciado no enunciado é

A) a gentrificação.

B) a conurbação.

C) a conturbação urbana.

D) a diagênese urbana.

E) a lessivagem.

 

16. (IBADE 2018) A pesquisadora Suelem Simão Alves revelou em sua dissertação de mestrado, em 2014, que o “processo de intensa produção imobiliária está impactando a colônia de pescadores da região [ltapoã,Vila Velha-ES], pois esta comunidade se localiza em um dos poucos espaços ainda não edificados da orla, mas que aos poucos está sendo consumida por este mercado tão valorizado e obrigando os moradores originais, que são de renda baixa, a se retirarem”.

O estudo da pesquisadora revelou, principalmente, o fenômeno retratado no texto da:

A) gentrificação.

B) periferização

C) verticalização.

D) rugosidade.

E) rurbanização.

 

17. (INSTITUTO AOCP 2017) O IBGE, através dos estudos das regiões de influências das cidades, investiga a rede urbana brasileira, visando subsidiar o planejamento estatal e as decisões quanto à localização das atividades econômicas de produção, consumo privado e coletivo, bem como prover ferramentas para o conhecimento das relações sociais vigentes e dos padrões espaciais que delas emergem. Sobre termos referentes ao desenvolvimento urbano brasileiro, assinale a alternativa correta.

A) O “Plano Diretor dos Municípios”, criado pela Lei 601 de 1950, é uma unidade de medida em hectares, cujo valor é fixado pelo INCRA para cada município, levando-se em conta o tipo de exploração predominante no município.

B) Devido ao crescimento urbano e sua demanda para o tratamento do lixo, foram criados os aterros controlados, que, apesar do lixo estar disposto a “céu aberto”, são locais adequados e legalizados para destinação de lixo urbano, já que utilizam uma manta impermeabilizante que impossibilita a contaminação do solo por chorume.

C) Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando uma, de duas cidades limítrofes, reduz-se ao ponto de uma delas ser rebaixada a distrito, ocorrendo a dissolução legal da mesma.

D) Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro passaram por um crescimento urbano mais intenso que cidades do interior do Paraná, como Maringá e Londrina, entre os anos de 1990 e 2010, devido, principalmente, à centralização industrial, incentivadas por mudanças constitucionais de 1988, que proibiram que os estados e municípios tivessem autonomia na definição dos impostos cobrados às empresas.

E) O “Estatuto da Cidade” é a denominação oficial da Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo "Política Urbana" da Constituição Federal, detalhando e desenvolvendo os artigos 182 e 183. Seu objetivo é garantir o direito à cidade como um dos direitos fundamentais da pessoa humana, para que todos tenham acesso às oportunidades que a vida urbana oferece.

 

18. (AMEOSC 2019) No que diz respeito à urbanização brasileira, é possível afirmar que o nível da urbanização, o desenho urbano e as manifestações das carências da população são realidades a serem analisadas à luz:

A) De uma separação categórica do Brasil urbano e do Brasil rural, onde, neste último, os nexos essenciais devem-se, sobretudo, a atividades de relações complexas e não improdutivas.

B) Do conceito de desmetropolização, que traz à discussão a complexidade cada vez maior no perfil urbano, com tendência global a onipresença das metrópoles.

C) Dos subprocessos econômicos, políticos e socioculturais, assim como das realizações técnicas e das modalidades de uso do território nos diversos momentos históricos.

D) Do recente perfil industrial dos grandes polos urbanos, que geram grandes nichos de pobreza e condições de vida sub-humana a uma população caracteristicamente de classe média empobrecida.

 

19. (FEPESE 2019) A globalização pode ser entendida como o processo de integração entre povos, empresas, governos e mercadorias ao redor do planeta.

Acerca da globalização, é correto afirmar:

1. Um mundo globalizado é aquele em que eventos de ordem cultural, econômica, política e social estão interconectados e um acontecimento em um local tem a capacidade de ecoar por outros cantos do globo.

2. Os primeiros passos que deram rumo a um mercado global remontam aos séculos XV e XVI com a expansão ultramarina europeia. A chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492, deu início ao que alguns historiadores chamam de primeira globalização.

3. A partir dos anos 1990, acentua-se a integração da economia global por meio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações.

4. A globalização é um processo acabado. É um processo finalizado e comandado pelos países ricos e por grandes empresas transnacionais. O poder dessas empresas ultrapassa cada vez mais o poder das economias nacionais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) É correta apenas a afirmativa 1.

B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

 

20. (FUNRIO 2019) Leia com atenção:

I- O grau de integração de uma dada rede urbana de um país é um indicativo de seu nível de desenvolvimento;

II- Em regiões economicamente mais dinâmicas, a tendência é uma maior interligação entre as suas diferentes cidades, geralmente mais adensadas e com uma melhor infraestrutura;

III- Países considerados subdesenvolvidos apresentam uma integração ilimitada entre as suas cidades, apresentando uma organização territorial pouco dispersa e muito coesa.

Dos itens acima:

A) Apenas o item II está correto.

B) Apenas os itens I e II estão corretos.

C) Apenas os itens I e III estão corretos.

D) Apenas os itens II e III estão corretos.

E) Todos os itens estão corretos.

 

 

21. (VUNESP 2018) Para quem é real a rede urbana? É o que questiona o geógrafo Mílton Santos em suas obras ao observar que, especialmente nos países subdesenvolvidos,

A) as cidades possuem grande autonomia no funcionamento das atividades de comércio.

B) o sistema de cidades tem significados diversos segundo a posição financeira do indivíduo.

C) os meios de comunicação não têm interferência sobre a vida cotidiana do citadino.

D) a globalização só afeta as grandes metrópoles com conexões globais.

E) os meios de circulação atuais ampliam os limites de ação dos indivíduos.

 

22. (VUNESP 2018) O espaço urbano é diferentemente ocupado em função das classes em que se divide a sociedade urbana. Porém esse fenômeno não é espontâneo e nem produto do livre jogo do mercado, pois sofre a interferência

A) dos elementos da natureza presentes no espaço, que dificultam os processos de ocupação urbana pelos grupos de menor renda.

B) de grupos políticos que se beneficiam da existência de um déficit habitacional para organizar movimento de luta por moradias.

C) das ideologias dos diferentes grupos sociais, as quais identificam os espaços da cidade com as características que mais apreciam.

D) das influências culturais em escala global, que valorizam alternadamente espaços urbanos de maior e menor renda, de acordo com modismos.

E) das ações do poder público, como as ações de renovação urbana e práticas de remoção de favelas, cortiços e outros tipos de habitação subnormal.

 

23. (VUNESP 2018) O entendimento do espaço geográfico no período contemporâneo implica na correta utilização dos conceitos-chaves da Geografia:

A) sociedade, natureza, trabalho e tempo.

B) capital, espaço, recurso e técnica.

C) inércia, ação, rugosidade e opacidade.

D) forma, função, estrutura e processo.

E) lugar, região, território e paisagem.

 

24. (FCC 2018) As cidades contemporâneas, há pelos menos duas décadas, se encontram em processo de reestruturação e transformação que, em diferentes ritmos e intensidades, vêm mudando seu significado. Um desses processos é a gentrificação que

A) estabelece novas áreas de implantação industrial nos pontos de entroncamentos rodoferroviários de modo a reorientar os fluxos de transporte de mercadorias e de trabalhadores.

B) configura a implantação de políticas urbanas nas periferias com o objetivo de reduzir as deficiências na infraestrutura oferecida às classes mais pobres.

C) promove a descentralização das atividades econômicas, sobretudo aquelas ligadas ao setor de comércio e serviços, para melhorar as condições de mobilidade urbana. 

D) representa uma mudança social urbana, no sentido de que determinadas áreas da cidade são transformadas com a retirada da população pobre que é substituída por classes médias. 

E) significa a ocupação de espaços centrais degradados por movimentos sociais que congregam trabalhadores de baixa renda e subempregados que buscam a moradia.

 

25. (FCC 2019) Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira.

I. O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX e teve a industrialização e o êxodo rural como fatores desencadeadores do processo.

II. A partir de 1950, mais da metade da população das regiões Sudeste e Nordeste já se encontrava em áreas urbanas, onde era maior o número de empregos e serviços como saúde, educação e transporte.

III. Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, percentual semelhante ao de muitos países desenvolvidos.

Está correto o que se afirma APENAS em

A) II.

B) I.

C) I e II.

D) II e III.

E) I e III.