1. (UEG 2018) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Brasil é hoje um país com alto índice de urbanização, onde mais de 82% da população reside nos espaços urbanos. Essa urbanização elevada exige que os governos, nas suas diferentes esferas, estabeleçam um conjunto de políticas com o objetivo de gerir os espaços urbanos e de assegurar uma melhor qualidade de vida à população citadina. É de responsabilidade do município, para o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental, a implantação

A) do plano diretor municipal.

B) da região metropolitana.

C) do conglomerado urbano.

D) do zoneamento ecológico.

E) da zona de desenvolvimento integrada.

 

2. (FUNDATEC 2019) Em cada sub-região, é possível identificar microescalas de apreensão de uma compreensão de fronteira-viva a partir da valorização da escala subnacional das cidades vizinhas em cada lado das faixas de fronteira, conhecidas como ____________, já que elas revelam as especificidades dos principais pontos fixos que abrem passagem a uma dinâmica de fluxo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

A) conurbação

B) cidade-gêmea

C) megalópole

D) megacidade

E) cidade-irmã

 

3. (FUNDATEC 2019) Há cerca de meio século, ocorre um processo de recomposição (e substituição) social, verificado no espaço urbano, ligado muitas vezes a ações de reabilitação urbana das habitações nos centros antigos das cidades, mediante investimentos, quer públicos quer privados. Por definição, esse processo de ______________ passou, assim, a designar o movimento de chegada de grupos de estatuto socioeconômico mais __________, geralmente jovens, a áreas centrais desvalorizadas da cidade.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) migração pendular – reduzido

B) gentrificação – elevado

C) êxodo rural – elevado

D) favelização – moderado

E) urbanização – moderado

 

4. (FUNDATEC 2017) “Após dois anos, o impacto ambiental do desastre de Mariana ainda não é totalmente conhecido: parte das margens e do fundo do rio Doce ainda permanece coberta pela lama, que pode ser levada para o mar e atingir ecossistemas frágeis, como mangues e corais.” (www.g1.globo.com, 5/11/17). O município de Mariana está inserido na região denominada:

A) Serra dos Carajás.

B) Quadrilátero Ferrífero.

C) Pampa central.

D) Serra Pelada.

E) Grande Amazônia.

 

5. (IBADE 2018) A hierarquia das cidades é alvo de inúmeros estudos no mundo, baseados no poder de atração de cada cidade, devido, principalmente, à oferta de serviços ofertados. A instituição britânica GaWC (Globalization and World Cities), criado no departamento de geografia da Universidade de Loughborough, elabora periodicamente, entre outros estudos, uma listagem com a hierarquia das principais cidades globais pelo mundo. A cidade brasileira que possui hierarquia mais elevada é São Paulo. Assinale a alternativa que indica a dupla de cidades que possuem o mesmo nível hierárquico que São Paulo, segundo o último ranking divulgado.

A) Pequim e Montevideo

B) Londres e Guayaquil

C) Amsterdã e Moscou

D) Nova York e Boston

 

6. (Cepros 2017) O processo de urbanização tem aumentado rapidamente e de maneira diferente, nas diversas regiões do mundo. De acordo com estimativas da ONU, até 2050, cerca de dois terços do crescimento da população mundial ocorrerão nas cidades. Marque a alternativa correta sobre a urbanização.

A) Urbanização é o aumento da porcentagem de população urbana em relação à porcentagem de população rural. A taxa de urbanização refere-se à porcentagem da população da área urbana em relação à população total.

B) A urbanização iniciou-se nos países subdesenvolvidos; em decorrência das dificuldades econômicas encontradas na área rural, a população migrou para as sedes das cidades.

C) A segunda onda de urbanização teve início em 1950, quando os países industrializados necessitaram de mão-de-obra para atender a demanda das indústrias que estavam em ascensão.

D) Os maiores níveis de urbanização encontram-se nos países situados na Ásia, em consequência do grande número de pessoas que habitam em países como a Índia e a China.

E) A urbanização nos países em processo de industrialização da Europa e da América do Norte aconteceu no período de 1950-1980 e não ocasionou problemas socioambientais nas cidades.

 

7. (IF-BA 2017) O sol nasce e ilumina as pedras evoluídas que cresceram com a força de pedreiros suicidas Cavaleiros circulam vigiando as pessoas não importa se são ruins, nem importa se são boas E a cidade se apresenta centro das ambições Para mendigos ou ricos e outras armações Coletivos, automóveis, motos e metrôs Trabalhadores, patrões, policiais, camelôs

Chico Science, A cidade. Disponível em https:// www.letras.mus.br/nacao-zumbi/77652/ acesso em 7 ago. 2017. (trecho)

O trecho da música acima nos revela, de forma poética e geográfica, as complexidades existentes nas cidades capitalistas modernas. Entre essas complexidades, é correto identificar:

A) O serviço de transporte coletivo urbano no Brasil é considerado, atualmente pela ONU, um dos mais eficazes e seguros do mundo.

B) O intenso processo de verticalização vivenciado nas grandes metrópoles brasileiras, a exemplo de Salvador, Fortaleza e São Paulo.

C) Nas últimas décadas ocorreu uma significativa redução das desigualdades sociais nos grandes centros urbanos brasileiros.

D) O aumento de iniciativas sustentáveis por parte do setor público, que busca o diálogo com a população para solucionar as questões ambientais.

E) A cidade representa espaços homogêneos onde os aspectos sociais, econômicos e culturais são semelhantes, independente da cidade e da sua localização espacial.

 

8. (IF-BA 2017) De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015, a maior parte da população brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais. A Grande Região com maior percentual de população urbana é o Sudeste, com 93,14% das pessoas vivendo em áreas urbanas. A Região Nordeste é a que conta com o maior percentual de habitantes vivendo em áreas rurais, 26,88%.

Nas décadas de 1970 e 1980, o Brasil sofreu um intenso processo de êxodo rural. A mecanização da produção agrícola expulsou trabalhadores do campo que se deslocaram para as cidades em busca de oportunidades de trabalho. Hoje o deslocamento do campo para a cidade continua, porém em percentuais menores.

O intenso processo de urbanização no Brasil gerou o fenômeno da metropolização (ocupação urbana que ultrapassa os limites das cidades) e, consequentemente, o desenvolvimento de grandes centros metropolitanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Manaus, entre outros.

Disponível em: http://teen.ibge.gov.br/sobre-o-brasil/populacoa/populacao-rural-e-urbana.html. Acesso em: 28 jul. 2017

Com base na leitura do texto e nos seus conhecimentos sobre a dinâmica da população brasileira, é correto afirmar que:

A) O maior percentual de pessoas vivendo em áreas rurais na Região Nordeste é explicado pelo elevado grau de modernização das atividades agrícolas.

B) As maiores concentrações populacionais urbanas foram registradas nos médios e pequenos municípios, fenômeno denominado de metropolização.

C) Com 84,72% da população Brasileira vivendo no meio urbano, podemos concluir que o país é populoso e densamente povoado.

D) O processo de urbanização brasileira é caracterizado, principalmente, pela concentração populacional nas Regiões Metropolitanas.

E) Seguindo uma tendência demografia mundial, o Brasil tem apresentado aumento das taxas de natalidade e fecundidade.

 

9. (UFMT 2018) Um dos aspectos que compõem o planejamento urbano municipal é a distribuição efetiva das chamadas “áreas verdes urbanas”, que podem servir como locais de intersecção entre melhorias ambientais e o aumento da qualidade de vida das pessoas. Em relação ao planejamento municipal e às áreas verdes urbanas no Brasil, assinale a assertiva correta.

A) Na maioria dos municípios brasileiros, as áreas verdes urbanas são planejadas conforme o plano de desenvolvimento decretado pela federação, cumprindo com regras ambientais internacionais, com orçamentos próprios designados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

B) Na maioria dos municípios brasileiros, as áreas verdes urbanas são relegadas ao segundo plano, geralmente apresentadas como descontinuidades no espaço geográfico. Possuem pouca destinação de recursos e é constante a vinculação de montantes por remanejamentos ou sobras orçamentárias, configurando prática comum na gestão desses locais.

C) Os municípios brasileiros não costumam adotar áreas verdes urbanas por conta da rápida expansão das atividades agrícolas de pequeno porte dentro das cidades. Este fenômeno geográfico acaba por substituir a finalidade das áreas verdes, o que se concretiza efetivamente como compensação.

D) Na maioria dos planos para áreas verdes urbanas, a resiliência do espaço construído pode ser menor, uma vez que a ecologia local manifesta o princípio da passividade ambiental e se autoafirma mediante a entrada e saída de energia.

 

10. (Itame 2019) Apesar do contínuo processo de metropolização, assiste-se hoje também na região sudeste brasileira um processo que consiste na redução do ritmo de crescimento de algumas metrópoles, a exemplo de São Paulo que passa a apresentar um ritmo de crescimento mais lento em relação a algumas cidades médias do interior.

A citação se refere a uma característica recente da urbanização brasileira denominada

A) expansão vertical.

B) processo conurbação.

C) involução metropolitana.

D) segregação socioespacial.

 

11. (FUNDATEC 2018) As megacidades são aglomerações urbanas com 10 milhões de habitantes ou mais. Na América Latina, são exemplos de megacidades, EXCETO:

A) Buenos Aires.

B) Montevidéu.

C) Cidade do México.

D) São Paulo.

E) Rio de Janeiro.

 

12. (FEPESE 2018) As cidades não são polos isolados. No seu conjunto elas formam uma rede urbana nacional, controlada pelas metrópoles e interligada pelas infraestruturas de transportes e comunicações.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as cidades e o espaço brasileiro.

( ) A transferência da população do campo para a cidade é uma tendência geral e irreversível, mas se manifesta desigualmente no território nacional.

( ) O êxodo rural expressa a ação de fatores de repulsão do campo, como o predomínio da grande propriedade rural, a subdivisão das propriedades familiares e a mecanização das atividades agropecuárias.

( ) O êxodo rural, isto é, a transferência da população das cidades para o campo, acompanhou a modernização da economia brasileira.

( ) O êxodo rural também expressa a ação de fatores de atração, como por exemplo, as cidades que oferecem acesso a serviços públicos como hospitais, escolas e postos de saúde bem como possibilidades de emprego e renda mais amplos que os do meio rural.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A) V • V • V • V

B) V • V • F • V

C) V • F • F • V

D) F • V • V • F

E) F • F • V • V

 

13. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2019) A respeito da formação socioespacial do Brasil, é incorreto afirmar:

A) O Estado-Nação brasileiro tem suas raízes na expansão mercantil colonial europeia do século XVI, quando as burguesias mercantis (aliadas às monarquias) empreendiam a busca para além-mar de produtos de alto valor comercial nos mercados europeus.

B) Até 1850, a destinação de imensas glebas de terra às elites portuguesas se fazia mediante simples doação, erigindo uma classe de grandes proprietários rurais que, até hoje, compõe um forte bloco de poder no Brasil.

C) Por volta da década de 1940, teve o início um intenso processo de urbano-industrialização, que começou a criar no país condições para um êxodo rural: assim, a população brasileira se tornou majoritariamente urbana já na década seguinte.

D) No campo, até a década de 1950, a geografia do uso da terra no país mostrava que nas áreas de mata (com exceção da Amazônia, até então pouco alterada) se praticava agricultura, enquanto a pecuária se desenvolvia nos campos e cerrados.

 

14. (FUNRIO 2019) Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando:

A) O crescimento da população urbana é inferior ao crescimento da população rural.

B) O crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural.

C) O crescimento da população urbana é o mesmo do crescimento da população rural.

D) O crescimento da população rural é análogo ao crescimento dos indicadores econômicos.

E) O crescimento populacional é indiretamente proporcional ao crescimento da população rural.

 

15. (FUNRIO 2019) O processo de urbanização brasileiro apoiou-se essencialmente:

A) Nas capitanias hereditárias.

B) Na concentração de capitais.

C) No mercado de capitais.

D) No equilíbrio fiscal.

E) No êxodo rural.

 

 

16. (FUNRIO 2019) A Rede Urbana é o conjunto articulado de cidades e grandes centros urbanos, que se integram em escalas mundial, regional e local por meio de fluxos de serviços, mercadorias, capitais, informações e recursos humanos. Essa rede estrutura-se por meio de uma hierarquia, em que as cidades menores costumam ser relativamente dependentes das cidades maiores e economicamente mais desenvolvidas.

Sobre o trecho acima:

A) Está correto da primeira à última linha.

B) Está incorreto da primeira à última linha.

C) Apenas a primeira frase está correta.

D) Apenas a primeira frase está incorreta.

E) Torna-se correto se suprimida a menção a “local”.

 

17. (CONTEMAX 2019) As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode explicar-se:

A) Pelas preferências culturais dos migrantes, influenciados pelas novelas televisivas que são predominantemente encenadas no eixo Rio-São Paulo.

B) Pela maior presença de indústrias e empregos que atraem trabalhadores de todo país.

C) Pela maior receptividade da população local, reconhecida internacionalmente.

D) Pelo processo de marcha para o litoral do país, já que a proximidade com o mar é um atrativo não apenas de possibilidades de trabalho, mas também de turismo.

E) Pela alta do preço do solo nas demais regiões, que é muito mais custoso do que na região sudeste.

 

18. (FUNDATEC 2019) Muitos autores interpretam o conceito de _______________ como atrelado à junção de cidades em expansão, ou seja, a articulação se dá a partir da expansão de cidades por meio de suas forças internas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

A) região metropolitana

B) cidade global

C) cidade satélite

D) conurbação

E) metrópole

 

19. (INSTITUTO AOCP 2020) A pesquisa Regiões de Influência das Cidades – REGIC – define a hierarquia dos centros urbanos brasileiros e delimita as regiões de influência a eles associados. Nela se identificam, por exemplo, as metrópoles e qual é o alcance espacial da influência delas. Nessa pesquisa, as cidades foram classificadas em cinco grandes níveis. São exemplos desses níveis, EXCETO

A) capital regional.

B) megalópole.

C) centro sub-regional.

D) centro de zona.

E) centro local.

 

20. (INSTITUTO AOCP 2020) A urbanização é reconhecida como um fenômeno transformador e um dos principais vetores de transformação do Século XX. Milton Santos ressalta que “a urbanização é simultaneamente um resultado e uma condição do processo de difusão do capital”. Nesse sentido, um fenômeno que contribui para a formação das regiões metropolitanas é a conurbação, que pode ser definida como

A)  unificação de tecidos urbanos de duas ou mais cidades.

B) processo de expansão urbana para além dos subúrbios de uma cidade, caracterizando-se pelo desenvolvimento de atividades e estruturas urbanas misturadas com atividades rurais.

C) assentamentos irregulares, que contam com, no mínimo, 51 habitações, ocupando ou tendo ocupado terreno de propriedade alheia (pública ou particular).

D) um processo de transformação de centros urbanos através da mudança dos grupos sociais ali existentes, onde sai a comunidade de baixa renda e entram moradores das camadas mais ricas.

E) processo urbanístico que consiste na construção de grandes e inúmeros edifícios e costuma resultar na concentração populacional.

 

21. (FUNDATEC 2019) Megacidades é o conceito utilizado com o intuito de definir uma cidade que possui uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que apresente um rápido processo de urbanização. A alternativa em que as três cidades se encaixam na descrição é:

A) Washington D.C, Birmingham e Rio de Janeiro.

B) Jakarta, Sydney e Buenos Aires.

C) Montevideo, Porto Alegre e Cleveland.

D) Nova York, Tokio e São Paulo.

E) Baltimore, Londres e Bombaim.

 

22. (Avança SP 2019) A urbanização pode ser definida como:

A) a formação de periferias dominadas por condomínios.

B) o aumento da população urbana em relação à população rural.

C) o processo de deslocamento do homem do campo para a cidade.

D) o aumento das regiões metropolitanas causado pelo crescimento vertical das cidades.

E) o recuo da participação da população urbana na população absoluta.

 

23. (FUNDATEC 2019) Forma de organização das cidades, ou seja, é a escala de subordinação entre as cidades. A grande cidade exerce uma alta influência econômica sobre as médias e pequenas cidades. Determina a estrutura econômica, o que cria uma rede de ligações e influências entre os centros urbanos do mundo (pequenas, médias e grandes cidades). O conceito em questão é:

A) Situação urbana.

B) Hierarquia urbana.

C) Sítio urbano.

D) Rede urbana.

E) Função urbana.

 

24. (INSTITUTO AOCP 2019) O processo de urbanização brasileiro ficou evidente no século XX, devido a uma série de transformações sociais e econômicas. Até 1950, o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas. O crescimento da urbanização no país, conforme apresentado, ocorreu em razão dos seguintes fatores, EXCETO

A) das transformações estruturais promovidas pela Revolução Verde.

B) da concentração fundiária.

C) do processo de gentrificação.

D) do desenvolvimento industrial.

 

25. (CPCON 2019) Chegamos ao século XXI com a maior parte da população mundial vivendo em ambientes urbanos. Julgue os itens a seguir e responda o que se pede.

I- O fluxo dos trabalhadores que residem em uma cidade e trabalha em outra é chamada de movimento pendular diário.

II- As cidades apresentam diferentes tipos de espaços onde são realizadas diferentes atividades. As áreas que predominam o uso residencial são denominadas localidades centrais intraurbanas.

III- Na autossegregação as pessoas fazem a opção de se afastar ou apartar o mais possível da cidade e dos aspectos encontrados nela como o barulho, congestionamento, violência etc.

IV- Nas bordas da cidade é comum existir uma faixa de transição entre o uso da terra tipicamente rural e urbana chamada conurbação. V- Uma grande cidade com uma área de influência econômica, pelo menos regional, é considerada uma metrópole.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

A) I, III e V.

B) I, II e IV.

C) I, II e V.

D) II, III e IV.

E) III, IV e V.