1. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2019) Leia o texto a seguir.

“A mobilidade intrametropolitana configura-se como um indicador sensível ao grau de interação municipal no espaço regional, refletindo, dessa forma, a própria densidade social do espaço metropolitano. Ao considerar o percentual da população economicamente ativa ocupada entre 15 e 64 anos que se desloca diariamente para o núcleo metropolitano, podem-se considerar alguns exemplos de municípios-dormitório da Região Metropolitana de Belo Horizonte: Ibirité (51%), Ribeirão das Neves (57%), Sabará (63%), Santa Luzia (50%) e Vespasiano (49%), conforme dados do Censo Demográfico de 2010.”

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v34n2/0102-3098-rbepop-34-02-00321.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2019(Adaptação)

Qual é o tipo de deslocamento tratado nesse texto?

A) Mobilidade pendular.

B) Êxodo rural.

C) Migração intermetropolitana.

D) Emigração.

 

 

2. (FUNRIO 2019) É a cidade de maior população entre as abaixo:

A) Manaus.

B) Curitiba.

C) Recife.

D) Belo Horizonte.

E) Goiânia.

 

3. (CONTEMAX 2019) Julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta com relação à Teoria Demográfica NEOMALTHUSIANA:

I- A teoria demográfica neomalthusiana não propõem programas de controle da natalidade nos países subdesenvolvidos, embora haja um investimento de grande porte na disseminação da utilização de métodos anticoncepcionais.

II- Uma população jovem numerosa, resultante das elevadas taxas de natalidade verificadas em quase todos os países subdesenvolvidos, não necessita de grandes investimentos sociais em educação e saúde.

III- O crescimento populacional não é o responsável pela ocorrência da miséria e sim, o crescimento econômico capitalista referente ao consumo de alimentos.

IV- Quanto maior o número de habitantes de um país, menor a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribuído pelos agentes econômicos, segundo a nova teoria.

Está(ão) INCORRETAS(s):

A) Apenas as afirmativas I e II

B) Apenas as afirmativas I e IV

C) Apenas as afirmativas II e IV

D) Apenas as afirmativas I, II e III

E) As afirmativas I, II, III e IV

 

4. (FEPESE 2018) Os deslocamentos populacionais pelo espaço mundial e as migrações internacionais são eventos provocados por fatores políticos e econômicos.

Analise as afirmativas abaixo acerca das populações e suas migrações:

1. Desde as últimas décadas do século XX, o número de migrantes internacionais diminuiu de forma significativa.

2. As condições econômicas que propiciam as migrações podem ter como causa fatores estruturais, relacionados à estrutura econômica do país de origem da população migrante, como estagnação ou baixo crescimento econômico, ou resultarem de fatores conjunturais, decorrentes de crises políticas e econômicas mais amplas.

3. O intenso fluxo migratório internacional diminui a diversidade etnocultural dos países, o que tem gerado diferentes formas de política demográfica dos Estados nacionais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) É correta apenas a afirmativa 1.

B) É correta apenas a afirmativa 2.

C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

 

5. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2019) O planejamento territorial é um processo formado por etapas que obedecem a uma ordem lógica para se alcançar o conhecimento do espaço a ser trabalhado, dando suporte a formulações de ações específicas para a intervenção no espaço.

Nesse sentido, analise as etapas a seguir.

I. Identificar e descrever a ordenação geopolítica e administrativa da região objeto de estudo.

II. Proceder o inventário dos recursos ambientais, culturais, artificiais etc.

III. Traçar o perfil socioeconômico da região objeto de estudo.

IV. Acionar os instrumentos de marketing, ou seja, proceder a campanha publicitária.

São etapas do processo de conhecimento do espaço turístico a ser planejado os itens:

A) II, III e IV, apenas.

B) I, II e III, apenas.

C) I, III e IV, apenas.

D) I, II e IV, apenas.

 

6. (INSTITUTO AOCP 2020) A primeira lei brasileira determinando a realização de recenseamentos nacionais de população, a cada dez anos, foi a Lei nº 1829, sancionada em 1870, ainda durante o Império. Sob os efeitos da citada lei, a Diretoria Geral de Estatística do Ministério de Negócios do Império realizou, em 1872, o primeiro Censo Nacional de População. Sobre os recenseamentos nacionais e seus dados, assinale a alternativa correta.

A) O primeiro censo brasileiro, realizado, em 1872, teve como meta “o recenseamento dos habitantes do Império”, porém excluindo-se escravos, índios e estrangeiros livres presentes ou ausentes, em 1° de janeiro de 1872.

B) Os Censos de 1880, 1910 e 1930 foram os que apresentaram as maiores taxas de crescimento vegetativo, respectivamente.

C) Entre 1940 e 1950, por conta da Segunda Guerra Mundial, não foram realizados os respectivos censos.

D) Em decorrência de crises internas e da instabilidade política do país no início dos anos 60, nenhum resultado censitário foi divulgado durante a ditadura militar; somente em 1988, com a democratização do país, eles se tornaram totalmente públicos.

E) Os censos de 1980 e 1991 ampliaram a riqueza da investigação dos censos anteriores, apesar de algumas dificuldades momentâneas enfrentadas, especialmente o Censo de 1991, adiado por força das crises fiscais e políticas da virada dos anos 80 para os 90.

 

7. (Avança SP 2019) Como se sabe, a inserção de imigrantes europeus no Brasil fez parte de uma política denominada “Engenharia Social”. Sobre o tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – A engenharia social fez parte da política de aumentar o processo de miscigenação do Brasil, valorizando a identidade afrodescendente da população. II – A engenharia social foi uma estratégia de copiar a sociedade africana com o modelo ideal de civilização para a sociedade brasileira. III – A engenharia social tinha por finalidade embranquecer a sociedade brasileira.

A) Apenas o item I é verdadeiro.

B) Apenas o item II é verdadeiro.

C) Apenas o item III é verdadeiro.

D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

E) Todos os itens são verdadeiros.

 

8. (FUNDATEC 2019) Relativamente às migrações e suas descrições, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Migração Pendular.

2. Êxodo Rural.

3. Migração Sazonal.

Coluna 2

( ) A migração de moradores do campo, que, em busca de condições de vida melhores, se deslocam de regiões consideradas de menor sustentabilidade a centros urbanos.

( ) Fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é um processo de deslocamento momentâneo, diário. Podendo ser Centro – Periferia ou Periferia – Centro.

( ) Feita por pessoas ou animais devido às estações anuais. Os trabalhadores tendem a migrar para locais com objetivo de plantar ou colher.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) 2 – 1 – 3.

B) 1 – 2 – 3.

C) 3 – 1 – 2.

D) 3 – 2 – 1.

E) 2 – 3 – 1.

 

9. (Avança SP 2019) Como se sabe, o Brasil é um país multiétnico. Assinale a alternativa que apresenta os principais grupos formadores na nação brasileira:

A) africanos, indígenas e europeus brancos.

B) italianos, árabes, portugueses e holandeses.

C) indígenas, negros, portugueses e franceses.

D) indígenas, negros, alemães e suíços.

E) indígenas, negros, árabes e portugueses.

 

10. (IDCAP 2018) Na virada para a década de 2000, no Brasil, assistimos um movimento migratório diferente daquele vislumbrado nas décadas anteriores. Muitos trabalhadores que migravam do Nordeste para o Sudeste anos atrás em busca de melhores condições de trabalho, passaram, a partir da virada do milênio, retornar para o seu estado natal. Assinale abaixo a única alternativa que não explica essa inversão.

A) Com o crescimento populacional vertiginoso nas grandes metrópoles da região sudeste, muitos optaram por buscar melhores condições em outros estados.

B) Com uma globalização cada vez mais acentuada, muitos postos de trabalho foram fechados em nosso país.

C) A região Nordeste apresentou um quadro de desenvolvimento sem precedentes ao longo da década de 90, com um mercado de trabalho aquecido e mais interessante do que aquele da região sudeste.

D) A crise econômica acabou gerando uma taxa considerável de desemprego nas grandes metrópoles.

E) O crescimento populacional culminou na redução de moradias.

 

11. (IBADE 2019) A Venezuela, um dos maiores produtores de petróleo, sofreu um baque econômico com a queda de preço do óleo; a economia afundou, inviabilizando as políticas sociais estabelecidas durante o governo de Hugo Chávez. Isso detonou uma crise político-econômica levando venezuelanos a buscar outras regiões para viver. A maioria dos venezuelanos chega ao Brasil em busca de produtos e de emprego, pela fronteira dos dois países, através de:

A) Guajará-Mirim, norte de Rondônia.

B) Uiramutã, sul de Roraima.

C) Pacaraima, no norte de Roraima.

D) Assis Brasil, no Acre.

E) Atalaia do Norte, Amazonas.

 

12. (FUNDATEC 2019) Em teorias do estudo em Demografia, o número de nascidos-vivos que nascem a cada mil habitantes em um ano, em uma determinada área, é chamado de:

A) Taxa de mortalidade ou taxa crescente de motilidade.

B) Taxa de reposição ou taxa concreta de reposição.

C) Taxa de natalidade ou taxa bruta de natalidade.

D) Taxa de fertilidade ou taxa total de fertilidade.

E) Taxa de mortalidade infantil ou taxa de mortalidade de 0 a 1 ano.

 

13. (FEPESE 2018) Muitos países apresentam uma população menor do que a do Brasil, ou seja, são menos populosos, mas, ao mesmo tempo, são mais povoados, por constituírem territórios bem menores do que o brasileiro. Para calcular a densidade demográfica de uma localidade, basta:

A) Dividir o número da população total por sua extensão territorial.

B) Multiplicar o número da população total por sua extensão territorial.

C) Somar o número da população total por sua extensão territorial.

D) Diminuir o número da população total por sua extensão territorial.

E) Multiplicar o número da população total e dividir a área elevada ao quadrado por sua extensão territorial.

 

14. (INSTITUTO AOCP 2019) As transformações ocorridas no padrão demográfico brasileiro constituem uma das mais importantes modificações estruturais verificadas na sociedade. Devido a essas transformações, discussões sobre a reforma do sistema previdenciário brasileiro se tornam necessárias. Sobre a dinâmica demográfica nacional, suas características e implicações, assinale a alternativa correta.

A) Atualmente, a população com mais de 60 anos é superior a de adultos, representada pela população na faixa etária entre 20 a 59 anos, o que sobrecarrega o sistema previdenciário.

B) O envelhecimento da população está associado à queda na taxa de fecundidade, atualmente 2,9 filhos por mulher, ou seja, 50% a menos do que o registrado na década de 1950, que era de 5,8 filhos por mulher.

C) Um dos programas estatais que estimulam a elevação da taxa de fecundidade é o “Bolsa Família”, já que suas beneficiárias apresentam uma média de 4,2 filhos por mulher.

D) A preocupação sobre a saúde financeira do sistema previdenciário decorre, também, da dinâmica demográfica brasileira, que apresentou, pelo menos nas últimas três décadas, um aumento da expectativa de vida e uma queda na taxa de fecundidade.

 

15. (IMA 2019) Os últimos recenseamentos do IBGE comprovam que a expectativa de vida dos brasileiros teve

A) diminuição relativa

B) diminuição absoluta.

C) aumento progressivo.

D) desaceleração abrupta.