1. (IBADE 2020) Unidades geomorfológicas são arranjos de formas altimétrica e fisionomicamente semelhantes em seus diversos tipos de modelados. Os conjuntos de formas de relevo que compõem as unidades geomorfológicas constituem compartimentos identificados como planícies, depressões, tabuleiros, chapadas, patamares, planaltos e serras. Em relação às planícies é CORRETO afirmar que:
A) são conjuntos de relevos planos ou ondulados situados abaixo do nível das regiões vizinhas, elaborados em rochas de classes variadas.
B) são conjuntos de formas de relevo de topo plano, elaboradas em rochas sedimentares, em geral limitadas por escarpas.
C) são conjuntos de formas de relevo planas ou suavemente onduladas, em geral posicionadas a baixa altitude, e em que processos de sedimentação superam os de erosão.
D) são conjuntos de relevos planos ou dissecados, de altitudes elevadas, limitados, pelo menos em um lado, por superfícies mais baixas, onde os processos de erosão superam os de sedimentação.
E) constituem relevos acidentados, elaborados em rochas diversas, formando cristas e cumeadas ou as bordas escarpadas de planaltos.
 
2. (IBADE 2020) Cadeias orogênicas ou dobramentos correspondem a grandes curvamentos côncavos e convexos que surgem na superfície terrestre, resultantes de forças tectônicas, ou seja, da orogenia no decorrer da história geológica. Nesse contexto, é correto afirmar que as cadeias orogênicas recentes ou dobramentos recentes formam:
A) os pampas gaúchos.
B) extensas planícies alagadas.
C) extensos planaltos, consumidos pela erosão ao longo do tempo.
D) grandes bacias sedimentares, preenchidas ao longo do tempo por detritos ou sedimentos.
E) grandes montanhas e cordilheiras de elevadas altitudes.
 
3. (IBADE 2020) O Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.892 metros de altitude, situado no interior do Parque Nacional do Caparaó, na divisa dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Trata-se de um(a):
A) acidente geográfico natural.
B) acidente geográfico artificial.
C) área de vulcanismo.
D) área de terremoto.
E) planície litorânea.
 
4. (IBADE 2020) Ao levar em conta a macrocompartimentação do relevo brasileiro, impossível negligenciar sua natureza morfogenética. Assim, toda a história do relevo brasileiro e sua cronologia são mais significativas a partir do Cretáceo, isto é, ao longo do Terciário-Quaternário. Considerando isto, pode-se dizer que o relevo brasileiro apresenta os seguintes tipos de unidades geomorfológicas, que refletem suas gêneses:
1-Planaltos.
2-Planícies.
3-Montanhas.
4-Falésias.
5-Depressões.
Estão corretas, apenas:
A) 1, 2 e 3.
B) 1, 2 e 4.
C) 1, 2 e 5.
D) 1, 3 e 4.
E) 2,3 e 5.
 
5. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2018) As formações areníticas do Parque Estadual de Vila Velha (PR), o Grand Canyon (EUA) e outras paisagens de valor cênico foram definidas por agentes formadores de relevo por meio de processos erosivos. Com relação ao agente formador de relevo e suas características, é correto afirmar que
A) o vulcanismo é um agente formador de relevo exógeno que age atualmente na formação de novos ambientes e em modificações naqueles já existentes.
B) o tectonismo é um agente destruidor do valor cênico da paisagem e não pode ser considerado um agente formador de relevo.
C) o intemperismo é a alteração dos constituintes químicos e da forma física de rochas e acontece quando há mudanças no clima e no relevo da região.
D) agentes externos, como chuvas, neve e ventos, não são eficazes para a modificação do relevo, diferentemente dos agentes internos.
 
6. (AOCP 2018) Sobre as características geográficas do litoral brasileiro, assinale a alternativa correta.
A) De acordo com a classificação de Koppen-Geiger, ocorre predominantemente no litoral brasileiro o clima Cwa, mesotérmico, úmido, com verão brando.
B) A grande umidade encontrada em toda extensão litorânea do Brasil está associada à dinâmica da massa de ar tropical continental.
C) O solo mais comum na faixa litorânea é o Chernossolo, conhecido também como massapê.
D) Os fiordes, paredões esculpidos pela ação da erosão marítima, são muito comuns no litoral nordestino.
E) O relevo é formado comumente por planícies, superfícies essencialmente planas, nas quais o processo de sedimentação supera o de erosão.
 
7. (FURB 2019) Também conhecido pelo nome de Planalto Nordestino, sua área estende-se pelos estados do Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, em uma região de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica. A sua altitude média de 500 metros culmina em uma barreira natural que impede a passagem das massas úmidas do Oceano Atlântico até o continente. O Pico do Papagaio, localizado em Pernambuco, com 1.260 metros, registra o seu ponto mais alto.
O parágrafo acima se refere ao:
A) Planalto da Diamantina.
B) Planalto dos Guimarães.
C) Planalto da Borborema.
D) Planalto do Meio-Norte.
E) Planalto das Guianas.

8. (FURB 2019) Está localizado no Norte do Brasil, mais especificamente no estado do Amazonas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é considerado o ponto culminante mais alto do Brasil, com uma altitude de aproximadamente 2993 metros acima do nível do mar.
O parágrafo acima se refere ao:
A) Pico da Neblina.
B) Pico da Bandeira.
C) Pico das Agulhas Negras.
D) Pico do Cristal.
E) Pico 31 de Março.
 
9. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:
I. O termo planalto é utilizado para designar uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume quase nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. Os planaltos sedimentares, por exemplo, são o resultado da elevação das regiões de bacias vulcânicas provocada por agentes exógenos. Em geral, os planaltos precisam de milhões de anos para se formarem na superfície
II. As placas tectônicas são os imensos blocos que formam o núcleo do nosso planeta, sustentando os continentes físicos, apenas. Uma placa tectônica é uma porção da litosfera limitada por zonas de convergência, zonas de subducção e zonas conservativas. As placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção, de acordo com as teorias mais aceitas atualmente.
Marque a alternativa CORRETA:
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.
 
10. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:
I. Observando a parte superficial da litosfera, vemos que ela apresenta formas variadas. Ao conjunto de formas variadas da superfície da Terra dá-se o nome de relevo. O relevo assume importância fundamental no processo de ocupação do espaço, fator que inclui as propriedades de suporte ou recurso, cujas formas ou modalidades de apropriação respondem pelo comportamento da paisagem e suas consequências.
II. Os planaltos são relevos limitados por uma superfície mais alta. Em geral, são formados pelo acúmulo de matéria orgânica ou por fatores antrópicos. Costumam apresentar um formato geoide e composição química bastante uniforme devido ao tectonismo e a vulcanismo que podem ocorrer nessas regiões. Um exemplo no Brasil é o Planalto de Colúmbia.
Marque a alternativa CORRETA:
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas. 
 
11. (IESES 2019) Sobre o Relevo brasileiro podemos destacar:
I. O relevo brasileiro tem formação antiga e resulta, principalmente, da sucessão de ciclos climáticos e da ação das forças internas da Terra, como a movimentação das placas tectônicas, as falhas e o vulcanismo.
II. Existem diferentes classificações do relevo brasileiro, cada uma obedecendo a um critério. Entre as mais conhecidas estão a realizada em 1940 pelo professor Aroldo Azevedo, que utilizou como critério o nível altimétrico.
III. Na década de 1950, o professor Aziz Ab´Saber apresentou uma nova classificação, baseando no processo de vulcanismo. IV. A mais recente classificação do relevo brasileiro é de 1995, elaborada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Jurandyr Ross. Seu trabalho tem como referência o projeto Radambrasil, um levantamento realizado no território brasileiro, entre 1970 e 1985, com um equipamento espacial de radar instalado em avião. Ross considera 28 unidades de relevo, divididas em planaltos, planícies e depressões.
(FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Relevo brasileiro "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/relevobrasileiro.htm. Acesso em 09 de setembro de 2019.)
A alternativa correta é:
A) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
B) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
C) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
D) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
 
12. (FAU 2019) Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de Planalto:
A) Os planaltos são mais baixos que as planícies costeiras e mais elevados do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas.
B) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de pseudo-absoluta.
C) Nos planaltos, o processo de erosão não é muito acentuado, havendo uma deposição de sedimentos em menor grau em comparação com as demais formas de relevo.
D) As cadeias montanhosas encontram-se, geralmente, nas mais recentes formações geológicas sedimentares.
E) Todas as alternativas estão incorretas.
 
13. (FEPESE 2019) Sobre os dobramentos modernos, é correto afirmar:
1. São estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes, afetadas por intenso tectonismo.
2. Nas zonas de choque das placas tectônicas, a superfície da crosta se enruga e se ergue.
3. Em alguns casos pode ocorrer a subducção, que é um fenômeno geológico caracterizado pela sobreposição de placas tectônicas que origina as elevações do planeta Terra.
4. A cordilheira do Himalaia já terminou sua formação, não apresentando mais nenhum movimento de subducção há alguns séculos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) É correta apenas a afirmativa 3.
B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
 
14. (IBFC 2019) “Para a atual identificação das macrounidades do relevo brasileiro, elaborada por Ross (1989), foram fundamentais os trabalhos de Ab’Sáber e os relatórios e mapas produzidos pelo Projeto Radambrasil na série Levantamentos dos Recursos Naturais. O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem sua gênese: os planaltos, as depressões e as planícies” (ROSS, 2011). Considerando estas três unidades geomorfológicas brasileiras, assinale a alternativa correta.
A) Os planaltos são grandes sistemas serranos e montanhosos, que correm em local de encontro entre duas placas tectônicas e apresentam altitudes acima de 1.200 m.
B) As depressões no território brasileiro apresentam uma característica genética muito marcante, que é o fato de não terem sido geradas pela atuação de processos erosivos, e sim antrópicos.
C) As planícies correspondem geneticamente às áreas essencialmente planas, geradas por deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial.
D) As depressões no Brasil estão localizadas apenas na região amazônica, devido à forte erosão fluvial, especialmente pelo rio Amazonas e seus afluentes.
 
15. (MetroCapital Soluções 2018) Relevos cársticos são resultantes da dissolução das rochas, normalmente carbonáticas. A evolução desse tipo de relevo pode ocasionar problemas geotécnicos, especialmente aqueles relacionados à(ao):
A) erosão.
B) inundações.
C) escorregamentos translacionais.
D) corridas de lama.
E) subsidência.

16. (MetroCapital Soluções 2018) Que nome se dá à imagem feita por meio da correção dos fatores de distorção da imagem, na qual a projeção central é transformada em projeção ortogonal e a curvatura da terra e a topografia do terreno são corrigidas de modo a tornar a escala homogênea?
A) Levantamento espacial.
B) Ortofoto.
C) Esteroscopia.
D) Topografia quântica.
E) Restituição digital.
 
17. (AOCP 2018) O Brasil é um país de proporções continentais, com aproximadamente 8,5 milhões km², que ocupa quase a metade da América do Sul, abarcando várias zonas climáticas e apresentando diversos biomas e diversas formas de relevo. Sobre a geografia do Brasil, assinale a alternativa correta.
A) O Brasil, devido as suas proporções, apresenta território em dois hemisférios da Terra, o oriental e o meridional.
B) O Brasil é um país de estrutura geológica antiga, porém na porção leste brasileira ocorrem dobramentos modernos, como a Serra da Mantiqueira e o Planalto Atlântico.
C) O Pico de São Paulo é o ponto mais alto do Brasil, com 3525 metros de altitude, e localiza-se na região norte do país, nos Montes Apalaches.
D) Apesar do Rio Amazonas ser o mais extenso do mundo, com aproximadamente 7 mil quilômetros, é o Rio Paraná que apresenta a maior bacia hidrográfica do Brasil.
E) O território brasileiro fica sobre a placa tectônica sul-americana e apresenta estrutura geológica composta de maciços antigos e bacias sedimentares.
 
18. (FUMARC 2018) Assinale a alternativa que corresponde a uma observação que NÃO auxiliou Alfred Wegener a construir a teoria da deriva continental:
A) A distribuição dos organismos.
B) As formas dos continentes.
C) O alinhamento das cadeias de montanhas.
D) O movimento de rotação da Terra.
 
19. (CESGRANRIO 2018) Dobras podem ocorrer em regime de deformação
A) distensivo, apenas
B) transcorrente, apenas
C) compressivo, apenas
D) compressivo e transcorrente, apenas
E) compressivo, distensivo e transcorrente
 
20. (NUCEPE 2019) Do ponto de vista geomorfológico, a recente evolução do Brasil Central contribuiu para uma revisão da gênese das condições geomorfológicas e hídricas de uma região que está no meio do processo motor de modernização e desenvolvimento no interior do Brasil. Uma revisão nas bases físicas que sustentaram a revitalização econômico-social da região pode ser útil ao conhecimento científico e, até mesmo, ao esforço de preservação dos fluxos vivos da natureza regional.
AB’SABER, A. N. Domínios da natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editora, 2003.
A estrutura física do Planalto Brasileiro, apontada no texto acima, caracteriza-se:
A) pela ausência de mamelonização em detrimento da presença de plainos de erosão e plataformas estruturais escalonadas.
B) por ocupar maciços de estrutura geológica complexa, dotados de estruturas pouco aplainadas e de um conjunto de planaltos sedimentares compartimentados.
C) por estar embasado em depósitos sedimentares recentes, e solos predominantemente planos ou levemente convexizados.
D) pela composição em estruturas cristalinas antigas (cinturões orogênicos) e por terrenos sedimentares recentes.
E) pela presença de maciços antigos muito rebaixados associados e depósitos sedimentares antigos, que sofreram longo processo de pedogênese.

GABARITO
1: C
2: E
3: A
4: C
5: C
6: E
7: C
8: A
9: D
10: B
11: C
12: E
13: C
14: C
15: E
16: B
17: E
18: D
19: E
20: A