ERROS DOS PAIS QUE AFETAM A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS

O que é autoestima?

A Real Academia Espanhola define a autoestima como "a avaliação geralmente positiva de si mesmo".  Em outras palavras, a autoestima engloba o conjunto de pensamentos, avaliações e percepções que cada um de nós tem de si mesmo. Quando falamos de boa autoestima, nos referimos a ter uma percepção pessoal positiva, enquanto quando falamos de problemas de autoestima nos referimos a uma avaliação crítica de si mesmo, onde os defeitos são acentuados e as virtudes não são valorizadas.

Por que a autoestima é importante?

As crianças que se sentem bem consigo mesmas têm confiança para experimentar coisas novas. Eles são mais propensos a fazer o seu melhor. Eles têm orgulho do que são capazes de fazer. A autoestima ajuda as crianças a aceitar os erros. Isso os ajuda a tentar novamente, mesmo que falhem na primeira vez. Como resultado, a autoestima ajuda as crianças a se saírem melhor na escola, em casa e com os amigos.

A melhor maneira de melhorar a autoestima em meninos e meninas é seguir as seguintes dicas:

1. Aceite seu filho como ele é. Não tente mudá-lo para se adequar à sua ideia do que deveria ser.

2. Ajude seu filho a entender seus pontos fortes e fracos. Ensine-os a se aceitarem como são.

3. Incentive seu filho a tomar decisões por si mesmo. Dessa forma, ele se sentirá mais autoconfiante e capaz de enfrentar desafios.

4. Ajude seu filho a estabelecer metas realistas. Alcançar metas lhe dará uma sensação de realização e melhorará sua autoestima.

5. Encontre atividades em que seu filho seja bom. Construir seus pontos fortes o ajudará a se sentir melhor consigo mesmo.

6. Ajude seu filho a lidar com o fracasso. Ensiná-los a ver o fracasso como uma oportunidade de aprendizado os ajudará a melhorar sua autoestima.

7. Faça de sua casa um lugar seguro para seu filho. Permita que ele expresse suas opiniões e sentimentos sem medo de ser criticado.

8. Ouça seu filho. Mostre a ele que as opiniões dele são importantes para você.

9. Certifique-se de que seu filho se sinta valorizado. Diga a ele como você está orgulhoso dele ou dela. Encontre maneiras de fazê-la se sentir especial.

10. Modele o bom comportamento. Se você quer que seu filho tenha uma boa autoestima, mostre a ele como ele pode amar e respeitar a si mesmo.

Para evitar erros na paternidade e que estes afetem a autoestima de nossos filhos, é importante identificar esses erros. Depois de identificá-los, será hora de agir para evitar sua influência negativa. Aqui está uma lista de erros que você deve evitar a todo custo.

1. Você não deve comparar seus filhos uns com os outros.

Isso pode deixá-los inseguros e perder a autoestima. Se você comparar seu filho com seu irmão ou com seu amigo, a única coisa que você conseguirá é que ele se sinta inferior e que não se sinta seguro de si mesmo. Se você realmente quer que seus filhos tenham uma boa autoestima, então você precisa parar de compará-los.

2. Você não deve criticar seus filhos.

Se você critica constantemente seus filhos, também estará afetando a autoestima deles. Você deve parar de criticá-los porque isso os faz se sentir inseguros e inseguros de si mesmos. Se você realmente quer que seus filhos tenham uma boa autoestima, então você precisa parar de criticá-los.

3. Você não deve forçar seus filhos a fazer algo.

Se você forçar seus filhos a fazer algo, também estará afetando a autoestima deles. Se você realmente quer que seus filhos tenham uma boa autoestima, então você precisa parar de forçá-los a fazer alguma coisa. 

4. Você não deve dizer aos seus filhos o que fazer.

Se você disser constantemente a seus filhos o que fazer, também estará afetando sua autoestima. Se você realmente quer que seus filhos tenham uma boa autoestima, então você precisa parar de dizer a eles o que fazer.

5. Você não deve fazer seus filhos se sentirem culpados.

Se você fizer seus filhos se sentirem culpados, também estará afetando a autoestima deles. Se você realmente quer que seus filhos tenham uma boa autoestima, então você precisa parar de fazê-los se sentirem culpados.

Uma autoestima positiva permitirá e dotará a pessoa de muitas habilidades que, sem dúvida, a ajudarão a enfrentar a vida com confiança e a desenvolver todo o seu potencial como pessoa.